Prefeitura entrega melhorias à Base da 5ª Regional da Guarda Civil em Aparecida

Por Solange Araújo

23 de novembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, inaugurou nesta terça-feira, 23, a reforma e ampliação da Base da 5ª Regional GCM Raimundo Nonato da Silva Bezerra, no Parque das Nações. A reforma teve como objetivo garantir mais qualidade e conforto aos guardas civis que atuam na Base diariamente. A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, do secretário de Segurança Pública, Roberto Cândido; e os vereadores Domingos Rodrigues e Vencerlino Amendoim e dos agentes que fazem parte dos quadros de ronda da unidade.

A nova estrutura recebeu os serviços de troca da rede elétrica e hidráulica, troca do telhado, troca de piso, troca de louças do banheiro e cozinha, troca de janelas e portas, ampliação de novos banheiros e alojamentos além de renovação na pintura e faixada do local. A base atende atualmente cerca de 47 agentes da guarda. Toda a obra teve o investimento de R$ 75,4 mil oriundos do Tesouro Municipal.

Ao conferir as novas instalações do local, o prefeito Gustavo Mendanha, destacou o compromisso da Prefeitura em investir na valorização do trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). “Nós temos ano após ano reduzido os índices de criminalidade na cidade, por meio do investimento direto nas forças da Guarda e em tecnologia. Recentemente entregamos novos fardamentos, armas e viaturas que auxiliam no trabalho dos agentes. E a reforma dessa base, vem para garantir mais conforto para esses profissionais que trabalham nessa região garantindo a segurança das pessoas e também dos nossos parques e prédios públicos”, comentou o prefeito.

Para o secretário da pasta, Roberto Cândido, a adequação do espaço segue normas exigidas pelo Ministério do Trabalho, padroniza a estrutura, além de melhorar as condições de trabalho dos guardas. “Essa reforma vem para proporcionar melhoria nas condições de trabalho e principalmente no atendimento à comunidade da região”, explica.

O inspetor e supervisor geral da base, Welber Modesto dos Santos, gostou da reforma e das novas instalações. “É um motivo de muita alegria porque a estrutura dá melhores condições de serviço aos guardas e a população ganha muito também. E para nós é muito importante essa valorização dos agentes por parte da prefeitura”, disse.

Para o GCM, Wilkson Luiz do Nascimento, a reforma demonstra valorização e leva dignidade aos profissionais que atuam na regional. “A reforma é algo muito bom pra todos aqui, porque a GCM vem prestando um bom serviço à comunidade e essa reforma traz mais dignidade a nossas equipes”, contou.

O vereador Domingos Rodrigues, que na ocasião representou a Câmara Municipal do município, elogiou o serviço prestado pelos agentes. “A guarda é fundamental para a segurança da nossa cidade e ter a base aqui neste ponto ajuda a aumentar a nossa sensação de segurança. Essa reforma vem para somar a segurança dos moradores e comerciantes daqui”, comentou.