Prefeitura entrega virtualmente, a reforma de mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Por Frederico Noleto

24 de junho de 2020

Por Frederico Noleto

24 de junho de 2020

Foto: Wigor Vieira

Seguindo a agenda de inaugurações realizadas virtualmente pelo prefeito Gustavo Mendanha como forma de evitar aglomerações e diminuir riscos de contágio da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entrega às 9h desta quinta-feira, 25, à população, mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS) totalmente reformadas. Desta vez serão contemplados os moradores dos setores Jardim Bandeirantes, Residencial Caraíbas e Jardim dos Ipês.

A entrega faz parte do projeto de modernização de todas as unidades de saúde do município, que tem como objetivo propiciar serviços cada vez mais humanizados e eficientes à população. O investimento conta com recursos do Governo Federal, totalizando quase R$ 500 mil. “Tão importante quanto as medidas enérgicas que temos tomado no combate ao covid-19 é dar continuidade ao processo de modernização do atendimento em Saúde que prestamos no município. Neste sentido, esta entrega é importantíssima para seguirmos impingindo o ritmo de benfeitorias que a população tanto precisa” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

A entrega se dará por meio de videoconferência que poderá ser acompanhada pela página Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/PrefAparecida). O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que as obras de reforma consistem em adequações estruturais, adaptações para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, pintura, troca da fachada e troca do sistema de iluminação e de sistema de captação de energia solar.

“As unidades estão entre as mais antigas que foram entregues à população. Com o passar o do tempo elas naturalmente acabam necessitando de manutenção. A intenção do prefeito Gustavo Mendanha é reformar todas as unidades de Saúde do município para deixá-las cada vez mais confortáveis aos usuários e também aos trabalhadores que nelas atuam. E estamos reformando sem a necessidade de fechar as unidades, elas seguem atendendo normalmente durante o período de obras. Mas o resultado final está excelente. Com certeza valeu a pena esperar” – completa.

Obras

A reforma das unidades consiste na troca de todo o piso, instalação de novos pisos cerâmicos; novo telhado (rufos e calhas); pintura e adequação da identidade visual; instalação de revestimento cerâmico em toda área molhada; bate-macas nos corredores; acessibilidade nos banheiros e de todo o prédio (rampas degraus e comunicação tátil, afim de atender a norma técnica – NBR 9050),

Além de troca e reforma de esquadrias; central de gás GLP, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros; troca de luminárias por lâmpadas de Led; construção de estacionamento com vagas internas para servidores e portadores de necessidades especiais; troca de mobiliário e informatização de toda a unidade e calçamento público e banheiro acessível que atenderá ao consultório de enfermagem, de acordo com as normas da ANVISA. Além da instalação de sistema de captação de energia solar (unidades Caraíbas e Bandeirantes).