Prefeitura faz prestação de contas ao Banco Andino e mira segundo financiamento

Por Thiago Marques

5 de outubro de 2017

Por Thiago Marques

5 de outubro de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Técnicos da instituição financeira estão em Aparecida para reuniões de trabalho e visitas técnicas

Grupo de técnicos do Banco Andino de Financiamento está em Aparecida de Goiânia desde a última quarta-feira (04) para uma série de compromissos com representantes da Prefeitura. Nesta quinta (05) eles participaram de reunião com o prefeito Gustavo Mendanha, com o secretário da Fazenda, André Rosa, e com a secretária-executiva de Financiamentos, Naira Andrade, além de outros representantes do Executivo municipal.

O grupo é liderado por Carolina Rueda. A agenda deles inclui também visitas técnicas às obras que foram viabilizadas na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela com recursos do Banco Andino e aos locais onde serão executados novos projetos com verba proveniente de um segundo financiamento (aproximadamente US$ 35 milhões) que está sendo pleiteado pela prefeitura – e que já foi autorizado pela Câmara Municipal de Vereadores.

O segundo financiamento também deve priorizar principalmente obras nos eixos viários, principalmente na Região Oeste, e também uma via que ligará o Eixo Norte-Sul 1 ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Região Leste da cidade.

Ao abrir a reunião, o prefeito Gustavo Mendanha enumerou os principais feitos da sua gestão, mencionando as obras iniciadas no mandato passado e que tiveram continuidade, e ações exclusivas do seu mandato. Ao falar de suas expectativas para os próximos meses, deu amplo destaque ao projeto “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes”, que prevê uma série de investimentos em infraestrutura tecnológica a fim de impactar toda a atual administração.

“Este projeto promove uma interface entre todas as secretarias. É ele que fará com que Aparecida extrapole as fronteiras do Estado e seja referência em todo País”, disse, entusiasmado, o prefeito. Em uma segunda etapa da reunião, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, fez a apresentação detalhada daquele que é conhecido também como “Cidade Inteligente”.

“Estamos felizes e muito satisfeitos com o que temos visto aqui, com a ‘revolução’ de Aparecida. Felizes também com tantas iniciativas que são sinônimos de melhores serviços para a população”, disse Carolina Rueda. O grupo despede-se de Aparecida nesta sexta-feira (6).

A parte da reunião em que foram tratados detalhes imprescindíveis para que o primeiro financiamento (US$ 35 milhões) liberado à Prefeitura fosse concluído foi conduzida pelo secretário André Luís Rosa. Ele lançou mão de diferentes mapas de Aparecida para que os representantes do Banco Andino tivessem a exata noção das obras que foram executadas, suas dimensões, características das regiões onde estão localizadas e outros detalhes que configurassem uma espécie de “prestação de contas”.

Todas as informações pertinentes às contrapartidas da prefeitura nas obras financiadas pelo Banco Andino – que é quando o Executivo municipal precisa investir uma parte mínima do valor total da obra – também foram repassadas pelo secretário da Fazenda. “Estamos prospectando mais um financiamento junto a esta instituição e por isso a importância destas reuniões de trabalho”, resumiu André Rosa.