Prefeitura fiscaliza cumprimento da Lei seca com força-tarefa em diversas regiões da cidade

Por Rodrigo Augusto e Daniela Ribeiro

27 de fevereiro de 2021

Por Rodrigo Augusto e Daniela Ribeiro

27 de fevereiro de 2021

Foto: Wigor Vieira

Ao todo, 100 estabelecimentos foram notificados por não cumprir o decreto municipal. Operação continua neste sábado e domingo

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia realizou na noite desta sexta-feira, 26, uma força-tarefa em diversas regiões da cidade para fiscalizar o cumprimentos das regras sanitárias de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus. Objetivo da ação foi o de garantir o cumprimento do decreto municipal que estabelece horário de funcionamento de bares, distribuidoras de bebidas e similares na cidade.

“Avaliamos como positivo o resultado desta fiscalização. Cerca de 50% dos estabelecimentos das ruas que percorremos em três regiões diferentes estavam cumprindo o decreto e quem ainda não estava com as portas fechadas, ao avistar as equipes, providenciavam o fechamento. Isso mostra que estão todos conscientes da responsabilidade em atuar em conjunto para combater a propagação da Covid-19 em nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

Ao todo, 100 estabelecimentos foram notificados por não cumprir o decreto municipal. Conforme, a atual legislação vigente, em virtude da pandemia do novo coronavírus, bares, restaurantes e similares devem ser fechados às 22h. A operação contou com o apoio de órgãos de fiscalização como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Regulação Urbana e Vigilância Sanitária.

O secretário explicou ainda que foram observados uso de máscara e também se as pessoas encontradas nos estabelecimentos portavam drogas e armas. “Não observamos nenhuma incidência criminal durante as abordagens realizadas. Quem foi encontrado sem máscara foi orientado a usá-la”, sublinhou Cândido reforçando que a força-tarefa de fiscalização continua neste sábado e domingo.

O grupo de fiscalização saiu às 21h40 da sede da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no Setor Solar Central Park, com destino às regiões do Garavelo, Vila Brasília, Central e Jardim Tiradentes. “Informamos aos proprietários que não estavam fechados após o horário permitido por decreto, que o descumprimento das normas constitui infração e poderia acarretar na suspensão da autorização de funcionamento e interdição cautelar do estabelecimento. Em casos de reincidência, cassação do alvará e pagamento de multa”, comentou também o secretário.

Presente na ação para coibir abusos e perturbação do sossego público, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente apreenderam uma caixa de som e orientaram as pessoas sobre volume das músicas. Da parte da Regulação Urbana, foram fiscalizados os alvarás sanitários e de funcionamento dos estabelecimentos.

Para denúncias e informações de descumprimento das determinações, os moradores podem entrar em contato pelo telefone/Whatsapp 3545-5992, e telefones 3545-9999 e 153. Já para denunciar festas em situação irregular, shows de música ao vivo (que está proibido durante a pandemia) e situações de poluição sonora, a população pode acionar a Central de Atendimento da Semma, que funciona 24 horas, pelos telefones 3238-7216/ 7217 ou enviar mensagem de texto para o Whatsapp 98459-1661.