Prefeitura forma primeiros alunos dos cursos do Espaço do Trabalhador

Por Allan David

1 de outubro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Plataforma online da Secretaria do Trabalho de Aparecida oferece mais de 100 cursos gratuitos, em áreas como administração, saúde, informática, beleza e artesanato

A Prefeitura de Aparecida entregou nesta sexta-feira (1º) certificados de conclusão de curso para 74 alunos das duas primeiras turmas formadas nas capacitações online da plataforma Espaço do Trabalhador, criada e gerida pela Secretaria Municipal do Trabalho.

São moradores de várias faixas etárias, que fizeram gratuitamente os cursos de auxiliar administrativo e auxiliar de produção. Foram 100 horas/aula de cada uma das qualificações.

Eles receberam os diplomas das mãos do prefeito Gustavo Mendanha; do vice-prefeito, Vilmar Mariano; do secretário do Trabalho de Aparecida, Jeferson Ferreira; e do deputado federal João Campos (Republicanos-GO), que acompanhou o ato na Cidade Administrativa.

Morador do Madre Germana 2, o músico Ignácio da Veiga Jardim apostou nos dois cursos para mudar de carreira. Ele pretende ingressar na indústria ou no comércio. “Acho que tudo o que eu aprendi ali vai me ajudar no desempenho no trabalho”, resumiu Ignácio.

A plataforma Espaço do Trabalhador (trabalho.aparecida.go.gov.br) disponibiliza mais de 100 cursos online, todos eles gratuitos, em áreas como saúde, informática, educação, direito, idiomas, administração, indústria e comércio, construção civil, vendas, beleza, tecnologia e meio ambiente. As qualificações são ministradas por escolas e instituições parceiras da Prefeitura de Aparecida.

O prefeito Gustavo Mendanha incumbiu a Secretaria do Trabalho a manter uma agenda permanente de estímulo à capacitação profissional. E lembrou que a qualificação do trabalhador é condição indispensável para entrar e se manter no mercado de trabalho.

“Todas essas vagas ofertadas na cidade diariamente podem ficar ociosas se os trabalhadores não tiverem a qualificação necessária para assumi-las”, comentou o prefeito de Aparecida.

Quem também destacou a necessidade de capacitação profissional foi Vilmar Mariano. O vice-prefeito ressaltou que, logisticamente, Aparecida de Goiânia “é uma cidade muito bem localizada. Isso faz com que as empresas venham para cá. E as vagas estão aí”, disse o gestor.

O deputado João Campos afirmou que há um debate no País sobre a geração de empregos, no sentido de se criar mais vagas de trabalho para impulsionar a retomada da economia. Ele concordou com o prefeito Gustavo Mendanha sobre a consequente necessidade de capacitar o trabalhador para absorver não só as vagas, mas as novas demandas do mercado.

“Certamente vocês, com discernimento, e desejando avançar nas oportunidades, aproveitaram essa oportunidade que a Prefeitura de Aparecida proporcionou para buscar qualificação e ingressar no mercado de trabalho”, falou o parlamentar aos recém-formados.

Citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o secretário Jeferson Ferreira destacou que a empregabilidade em Aparecida aumentou 40% no 1º semestre deste ano, em relação a igual período de 2020.

“É um resultado que reflete também a credibilidade conquistada pela gestão municipal na captação de vagas junto ao setor produtivo de Aparecida”, analisou Jeferson.

O secretário agradeceu à Associação do Ensino Profissionalizante, Qualificação Profissional, Saúde, Gestão, Turismo e Cultura do Vale do São Patrício pela parceria com a Prefeitura de Aparecida na oferta dos cursos de auxiliar administrativo e auxiliar de produção.

Sistema Municipal de Empregos

Semanalmente, a Prefeitura de Aparecida anuncia a oferta de centenas de vagas de trabalho na cidade. São postos disponibilizados pelo setor produtivo, que informa a existência das vagas ao Sistema Municipal de Empregos (Sime), administrado pela Secretaria do Trabalho.

O Sime faz a triagem dos candidatos, o encaminhamento às empresas e, regularmente, cede espaço físico na Cidade Administrativa para realização de processos seletivos. E após a solenidade de entrega de certificados, foi realizada, no Espaço Multiuso, uma seleção de profissionais para ingresso em empresa da cidade.

A empresa New Car, que recruta profissionais para supermercados e hipermercados, selecionou hoje na Cidade Administrativa candidatos a 54 vagas de ajudante de depósito, fiscal e recolhedor de carrinhos e supervisor operacional.

Na semana passada, num processo seletivo realizado também na Cidade Administrativa, a empresa já havia contratado 23 trabalhadores de Aparecida.

“Está sendo feita uma seleção eficaz, porque está direcionando para nós aquele profissional que tem o perfil que necessitamos para a vaga ofertada”, avaliou o diretor comercial da New Car, Murilo Gonçalves, sobre o funcionamento do Sistema Municipal de Empregos.

Erivaldo Ferreira, do Colina Azul, participou hoje da seleção buscando trabalho como auxiliar de estoque. Era o que mais desejava ganhar no seu aniversário de 52 anos, completados nesta sexta-feira. “Estou muito otimista”, sintetizou.