Prefeitura inaugura 3ª Casa do Empreendedor e amplia atendimento a MEIs

Por Allan David

3 de setembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Unidade nova, que fica no Village Garavelo, presta serviços a microempreendedores individuais atendendo de segunda a sexta, das 8h às 17h30

A Prefeitura de Aparecida inaugurou nesta sexta-feira (03), no setor Village Garavelo, a terceira unidade da Casa do Empreendedor. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30, prestando serviços como formalização do microempreendedor individual, emissão da declaração de rendimento, parcelamento de tributos e alterações cadastrais.

Por enquanto, os atendimentos na Casa do Empreendedor do Village Garavelo ocorrem por agendamento, que deve ser feito pelo telefone (62) 3248-4035. A unidade já inicia as operações com capacidade para atender diariamente até 80 empreendedores, segundo explica o superintendente de Micro e Pequenas Empresas de Aparecida, Elson Dias.

Localizada na Avenida Independência com Rua Irmãos Marista, quadra 20, lote 10, no Residencial Village Garavelo, a nova unidade da Casa do Empreendedor funcionará em parceria com o Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Aparecida. O NDL é vinculado à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia.

O prefeito Gustavo Mendanha, e o vice-prefeito, Vilmar Mariano, fizeram a inauguração oficial desta terceira Casa do Empreendedor. Gustavo afirmou que, sendo filho de comerciante, conheceu desde cedo os desafios enfrentados pelos empresários no dia a dia. Segundo ele, isso aguçou sua sensibilidade aos pleitos do setor produtivo.

“Quem mais emprega no nosso país é a iniciativa privada. Por isso, o Poder público deve ter um diálogo aberto com o setor produtivo, executando uma agenda de desburocratização e facilitação, obviamente, dentro do rigor da legislação”, declarou o prefeito de Aparecida sobre os processos de obtenção de registros e licenças.

Gustavo Mendanha disse que, nos últimos anos, a Prefeitura de Aparecida procurou fazer o dever de casa estimulando a criação de empresas e a expansão da atividade comercial, industrial e de prestação de serviços. Consequentemente, conforme atribuiu o prefeito, o número de CNPJ’s ativos na cidade cresceu 900% nos últimos 13 anos. Passou de 6 mil, em 2008, para cerca de 60 mil CNPJ’s em atividade em 2021.

O prefeito citou ainda que Aparecida tem se tornado referência nacional em desenvolvimento econômico. Ele informou que no 1º semestre deste ano a cidade gerou mais de 4 mil vagas de trabalho. “Aparecida não é mais só uma cidade grande, mas é reconhecida nacionalmente pelas boas práticas de gestão”, complementou Gustavo.

Fachada do prédio da nova Casa do Empreendedor, no Village Garavelo – Foto: Rodrigo Estrela

Vereador André Fortaleza (MDB), que é presidente da Câmara Municipal de Aparecida, representou o Poder Legislativo na inauguração da nova Casa do Empreendedor. Ele considerou harmonioso o trabalho conjunto do Executivo e do Legislativo em prol, também, do setor produtivo. E resumiu: “Aqui em Aparecida temos trabalhado com humildade para fazer as parcerias corretas e trazer benefícios à população”.

Mais duas Casas do Empreendedor

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marlúcio Pereira, adiantou uma novidade: além da Casa do Empreendedor existente hoje no Village Garavelo, na Cidade Livre e no Garavelo, a Prefeitura de Aparecida abrirá em breve mais duas unidades, nos setores Cruzeiro do Sul e Santa Luzia, este último situado na Região Leste da cidade.

“Além da Casa do Empreendedor, vamos levar a incubadora, o balcão de empregos, o Sebrae e a CDL. No mesmo local haverá um mix de serviços a favor dos empreendedores e, consequentemente, da economia de Aparecida”, acrescentou Marlúcio.

O gestor esclareceu que ao descentralizar os atendimentos da Casa do Empreendedor para diferentes regiões da cidade, a Prefeitura de Aparecida busca alcançar os empresários em todo o território do município. “Ao invés de esperar o micro e o pequeno empreendedor virem à Prefeitura, é a Prefeitura que vai até eles. É uma ação inteligente da gestão”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Ambiente de negócios favorável

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), Leopoldo Moreira, e o coordenador geral do Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Aparecida, Waldir Acioly, consideraram favorável o ambiente de negócios na cidade para a retomada pós-pandemia de Covid-19. Ambos concordaram que Aparecida tem uma economia sólida e que o município reconhece a contribuição do setor produtivo.

“A administração municipal tem essa visão de ajudar as microempresas, até porque toda grande empresa um dia foi micro”, resumiu Leopoldo Moreira. E Waldir Acioly arrematou: “Quando as entidades de classe se somam ao Poder público nessa parceria, temos mais força para estar mais próximo do segmento empresarial e da população”.