Prefeitura inicia nova etapa da distribuição de cestas de alimentos para Escolas e CMEIs

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

11 de novembro de 2021

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

11 de novembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

No total, serão distribuídos 42 mil kits de alimentos para famílias de alunos matriculados nas unidades de ensino de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia na próxima terça-feira, 16, mais uma etapa de distribuição de cestas básicas para as famílias dos alunos matriculados em sua rede de escolas e CMEIs. A entrega solene aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, na Escola Municipal Nova Olinda, que fica na região Leste da cidade. A solenidade contou com a participação do prefeito Gustavo Mendanha, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, além do secretário de Educação, professor Divino Gustavo, e demais autoridades representativas dos poderes executivo e legislativo.

O benefício atenderá 42 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, distribuídos nas 56 escolas, 5 EMEIs e 32 CMEIs. Na ação, a Prefeitura está investindo, de recursos próprios, R$ 3,2 milhões, do Tesouro Municipal destinado ao Programa de Alimentação Escolar. De acordo com informações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME, cada cesta teve valor total de R$ 80. Assim como nas edições anteriores, as cestas possuem um padrão mínimo contendo arroz, feijão, macarrão, extrato de tomate, leite, açúcar, farinha de trigo, óleo de soja, sal, biscoito maizena e flocos de milho.

Conforme explica o titular da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, as cestas foram adquiridas com recursos que seriam investidos pela Prefeitura na complementação da alimentação escolar, mas que foram economizados durante o primeiro semestre em razão da suspensão das aulas, que aconteciam em modo remoto, por conta da pandemia da Covid-19. “Mesmo que não tenha havido atividades presenciais no primeiro semestre, todos os alunos matriculados têm direito e irão receber o benefício da cesta de alimentos”, assegurou o secretário.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou em seu discurso durante a sessão solene, o compromisso de sua gestão com os estudantes que frequentam as escolas do município, sobretudo as que pertencem a camadas mais carentes. Explicou que a alimentação escolar é uma forma de o poder público contribuir com o desenvolvimento da educação, oferecendo aos alunos um complemento nutricional. “A Prefeitura é sensível nessa questão, porque sabemos que as crianças, quando melhor alimentadas, apresentam melhores rendimentos nas tarefas escolares”, pontuou.

A dona de casa Francisca de Paula dos Santos, 29, foi uma das mães que compareceram ao evento para retirar o benefício em nome do filho, o aluno Fabrício, estudante do 5º ano. Na ocasião, a mãe falou das dificuldades para garantir o sustento da família e do que significava para ela receber o kit de alimentos. “Com o preço das coisas hoje, a gente não sabe se compra a comida ou se paga as contas”, disse.

Elaine Araújo do Nascimento, 32, que possui duas crianças no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e que recebeu duas cestas, uma para cada filho matriculado, é outra mãe que também comentou sobre a importância de receber as cestas distribuídas pela Prefeitura. Segundo afirmou, ela e o marido estariam desempregados e que, por isso, o benefício estaria chegando em boa hora para contribuir com o orçamento da família. “As cestas representam alívio para nossa casa, alimentando as crianças por pelo menos 10 dias”, enfatizou.

Além da primeira-dama Mayara Mendanha e do vice-prefeito Vilmar Mariano, a solenidade de entrega das cestas foi prestigiada pelo deputado federal Professor Alcides (PP), pelo vice-prefeito Vilmar Mariano, pelos vereadores Aldivo Araújo (MDB), Fábio Ideal e Lelis Pereira (Progressista), Orlanes Maranhão (PSB) e pelos secretários Veter Martins (Planejamento e Regulação Urbana), Vanilson Bueno (Ação Integrada) e Willian Panda (Habitação).