Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 10 de outubro de 2013 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, encerra nesta sexta-feira, dia 11, três dias de atividades de combate à dengue e de manejo ambiental em 5.383 imóveis no Setor Independência Mansões. Os trabalhos fazem parte do Plano de Ações Integradas de Defesa Civil, como previsto no decreto assinado pelo prefeito Maguito Vilela no último dia 9 de outubro, que garante a integração das diferentes secretarias e órgãos municipais na “promoção de ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas com o objetivo de minimizar os desastres naturais, tecnológicos e antrópicos no município”. Embora o combate à dengue seja permanente em Aparecida o ano inteiro, no período chuvoso os trabalhos são intensificados e nas próximas semanas outros bairros receberão as equipes envolvidas.

A força-tarefa no Setor Independência Mansões envolve 70 profissionais da SMS, 40 da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, 4 da Infraestrutura, 3 da Regulação Urbana e 3 da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, membros de Associações de Bairros, escolas locais e lideranças religiosas da região colaboram com os serviços divulgando informações para a comunidade, reforçando a conscientização contra a proliferação do mosquito transmissor da doença (aedes  aegypti), fiscalizando e apontando locais que precisam da intervenção da Prefeitura.

Os profissionais fazem visitas domiciliares, manejo ambiental, bloqueios com bombas costais motorizadas que pulverizam veneno contra o mosquito, inspecionam caixas d’água, cisternas e fossas abertas ou mal tampadas, autuam imóveis irregulares e que possuem fossas destampadas ou quebradas, removem lixo e entulhos com caminhões caçambas e pá mecânica, recolhem pneus e desenvolvem ações educativas. Até agora, já foram vistoriados 70% dos imóveis previstos e foram lavradas 12 autuações.

A concentração das equipes para início das atividades do dia acontecerá às 8h desta sexta-feira, 11 de outubro, na Avenida Arão de Souza, quadra 122, lotes 12 e 13, em frente ao Supermercado Barateiro, no Setor Independência Mansões.