Passageiros contarão com 120 novos abrigos em pontos de ônibus em Aparecida de Goiânia

25 de julho de 2018

Foto: Enio Medeiros

Com objetivo de oferecer maior conforto e dignidade aos milhares de usuários do transporte coletivo, a Prefeitura de Aparecida irá instalar 120 novos abrigos em pontos de embarque e desembarque na cidade. Os detalhes do projeto foram discutidos na tarde desta quarta-feira, 25, em reunião realizada no Paço Municipal com técnicos da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e RedeMob Consórcio, onde ficou definido que um levantamento será realizado para identificar em quais locais serão instaladas as novas plataformas.

Aparecida é a primeira cidade, entre as 18 que integram a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a iniciar o processo de instalação dos abrigos desde que a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) repassou aos municípios a responsabilidade de implantação e manutenção dos pontos de ônibus. A previsão é de que o trabalho, que é financiado pela Caixa, seja concluído até fevereiro de 2019. A ação de implantação ddos pontos faz parte do projeto RMTC Aparecida que criou seis novas linhas interbairros na cidade.

“Hoje, estamos discutindo onde iremos instalar os novos abrigos, pois a implantação será definida após avaliação técnica da RMTC, RedeMob e prefeitura. Esses 120 novos pontos representam o início de um trabalho e a prefeitura, tende em médio prazo, contratar novos pontos e criar outras ferramentas para atender a população”, destacou o secretário municipal da Fazenda, André Luis Rosa, que liderou a reunião. O secretário destacou que os novos pontos atenderão as seis novas linhas que estão sendo implantadas na cidade, onde duas já estão em circulação e as outras devem funcionar até o final do ano. “Estamos trabalhando para melhorar o deslocamento e espera do aparecidense”.

Segundo a CMTC, Aparecida conta com 1.352 pontos de ônibus ativos em ruas e avenidas da cidade e um estudo que será realizado pela companhia irá informar os locais que possuem déficit do benefício. “Temos um cadastro dos pontos de embarque e desembarque e, com as seis novas linhas que estão sendo implantadas em Aparecida, iremos apontar onde serão colocados esses novos abrigos”, disse o assessor de Planejamento, Benjamim Kennedy Machado.

Números

Dos 18 municípios que integram a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, Aparecida de Goiânia é responsável por 17% das viagens diárias que são distribuídas pela RMTC, ficando atrás apenas de Goiânia que abrange 74% do total. No município, são realizados todos os dias 101 mil deslocamentos nos mais de 1.105 km de extensão de linhas que recebem o serviço. A cidade conta ainda com 1.352 pontos de embarque e desembarque, 22 linhas que fazem ligação com Goiânia, 46 linhas alimentadoras e dez estruturantes, seis terminais de integração, ofertando mais de 550 mil lugares nos dias úteis.

RMTC – Aparecida
Formada pelo conjunto de linhas alimentadoras e estruturantes locais do transporte público, a RMTC Aparecida – submarca da RMTC – foi lançada oficialmente no dia 15 de maio e já conta com duas linhas em operação na cidade. Até o final deste ano, outros quatro itinerários irão compor a rede de transporte público do município, realizando a integração de todas as regiões da cidade. As linhas 970 e 972 já estão em operação.

Confira o cronograma com previsão de operação das novas linhas
970 – Terminal Araguaia/Santa Luzia (via Parque Industrial) operando
972 – Terminal Maranata/Terminal Araguaia – operando
973 – Terminal Maranata/Jardim Tiradentes/Terminal Cruzeiro – 30/08/18