Prefeitura já prepara cemitérios para Dia de Finados

9 de maio de 2017

Além da manutenção e limpeza, serão celebradas missas e uma linha especial de ônibus facilitará o acesso dos visitantes no dia 2 de novembro.

Aparecida de Goiânia, 23 de outubro de 2012 – Como acontece desde 2009, os cemitérios municipais Jardim da Esperança e Central, em Aparecida de Goiânia, terão programação especial para receber o público no dia 2 de novembro, Dia de Finados. Serão montadas tendas e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebrará missas, de hora em hora, nos dois cemitérios. Uma central de atendimento e funcionários posicionados estrategicamente em cada quadra dos cemitérios também auxiliarão os visitantes na localização dos túmulos.

“Serão 50 pessoas trabalhando na orientação aos visitantes”, afirmou o secretário de Regulação Urbana, Jório Rios. Segundo ele, no cemitério Central, além de orientação, os visitantes poderão atualizar o cadastro junto à direção do cemitério. “Com esse trabalho facilitaremos bastante a localização dos entes já sepultados”, concluiu.

Visando facilitar o acesso dos visitantes, a prefeitura de Aparecida de Goiânia solicitou à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) uma linha de ônibus que sairá, de hora em hora, do Terminal Araguaia com destino ao Setor Buenos Aires, onde está localizado o cemitério Jardim da Esperança, o maior cemitério público da cidade. A linha especial é a 103 e funcionará em caráter especial apenas no dia 2, das 7 às 18 horas.

“A expectativa é que cerca de 60 mil visitantes passem pelos dois cemitérios neste dia. Por isso, serão disponibilizadas duas ambulâncias, no dia 2, uma em cada cemitério, para o atendimento imediato, no caso de alguém se sentir mal na hora da visita”, informou Jório Rios.

Uma novidade este ano está na solicitação para a remoção dos restos mortais de parentes falecidos. Para que isso seja feito de forma ordenada e de acordo com o desejo da família, a funerária municipal, vinculada à Secretaria de Regulação Urbana, convoca todas as pessoas que tenham tido algum parente enterrado nos cemitérios Jardim da Esperança e Central, há cinco anos, para dar início ao processo. Eles devem procurar a funerária de segunda à sexta, das 8 às 17h30. A funerária fica na rua 4, Qd. J-A, APM, no Setor Araguaia, ao lado da Secretaria Municipal de Educação.

A remoção dos restos mortais nos cemitérios públicos está prevista no artigo 358 da Lei Municipal n° 1.208/93, e é necessária a participação de pelo menos três parentes do falecido como testemunhas. Os familiares podem optar pela recolocação em um jazigo próprio e perpétuo ou pela transferência ao ossário municipal.

Reforma e manutenção garantem mais conforto a visitantes

Visando o melhor atendimento ao público, além da manutenção periódica dos cemitérios públicos, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou recentemente a revitalização dos dois espaços, que inclui reforma dos prédios da administração, capelas, melhorias nos banheiros, revitalização do ossário e pintura. O Cemitério Municipal Jardim da Esperança, no Setor Buenos Aires, passou ainda por ampliação, recapeamento na entrada do cemitério, ampliação também do estacionamento.

Ações de manutenção, como limpeza geral, roçagem de mato alto e poda de grama, que já são realizadas normalmente, também foram reforçadas. Além disso, outro trabalho foi feita a digitalização das informações dos cemitérios para facilitar a localização das sepulturas.  “Todos os anos, os cemitérios passam por uma rigorosa inspeção e os serviços necessários, como poda, limpeza e pinturas são refeitos. Inovações como essa também são importantes quando possível pois ajudam os funcionários a desempenhar seu trabalho e garantem maior segurança e conforto aos familiares que passam por aqui”, frisou o secretário Jório Rios.

HISTÓRIA – No Cemitério Central estão enterrados os pioneiros de Aparecida de Goiânia e os ancestrais das famílias tradicionais do município. Já no Jardim da Esperança, que foi construído há cerca de dez anos por não haver mais espaço no antigo cemitério, já foram sepultadas mais de 10 mil pessoas, a maioria de famílias carentes.

O Cemitério Central fica na Rua São Domingos, AMP, em frente à Secretaria de Regulação Urbana, no Centro de Aparecida. Já o Cemitério Jd. Boa Esperança está localizado na Avenida Copa Cabana, APM, no setor Buenos Aires, próximo ao Cepaigo.