Prefeitura lança 7ª edição do projeto “Aparecida Correndo Pela Vida – Contra o Crack”

Por Rackel Vieira

5 de setembro de 2017

Por Rackel Vieira

5 de setembro de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

A corrida contra o crack, que tem percurso de 5 e 10 km, busca conscientizar população sobre o riscos do uso de drogas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Governo, lançou na manhã desta terça-feira, 05, a 7ª edição do projeto “Aparecida Correndo Pela Vida – Contra o Crack”. O lançamento foi realizado no cinema do Aparecida Shopping e contou com diversas apresentações culturais, musicais, danças e arte circense. O evento é uma iniciativa de caráter esportivo social, educacional e de prevenção a saúde e conta com o apoio do Governo Federal e Governo do Estado de Goiás e diversas empresas de Aparecida. Além das secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde, Casa Civil, Assistência Social, Esporte, Lazer e Juventude.

“O objetivo desta ação é de conscientizar e orientar a população sobre os riscos das drogas na vida das pessoas e de suas famílias. Queremos chamar atenção da sociedade para um mal que vem afetando tanto as famílias aqui do município, como as do estado, país e mundo inteiro. As drogas são problemas milenares, que infelizmente, vem se tornando, cada vez mais, um problema de saúde pública. A Prefeitura se preocupa com essa realidade e tem realizado um trabalho de prevenção, por meio da Secretaria de Assistência Social, ao longo do ano”, frisou o prefeito Gustavo Mendanha.

“São cerca de 10 unidades de Centros de Convivência e casas de recuperação espalhadas pela cidade que trabalham com crianças, adolescentes e jovens. Realizamos um sólido trabalho de prevenção em parceria com a Lapidano Tesouro, Credec, Centro POP e outras instituições. Ao longo do ano promovemos palestras, e concientizamos as as pessoas sobre esse assunto e os males que as drogas podem ocasionar em suas vidas. Trabalhamos também com pessoas que já estão em estado de drogatição, em parceria com a Secretaria de Saúde, que passa por um processo de identificação e em seguida são encaminhadas para as unidades de saúde para que recebam o tratamento adequado”, explicou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

De acordo com o coordenador do evento, o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, o Aparecida Correndo Pela Vida – Contra o Crack é um sucesso e referência para todos os municípios. “Desde a primeira edição, o site da corrida obteve mais de 200 mil acessos por pessoas de vários países. Essa campanha, que será realizada durante todo o mês de setembro com palestras motivacionais, seminários, blitz educativa e corrida, é voltada para combater não somente o crack, mas também todas as drogas. A última edição totalizou mais de 20 mil inscritos e mais de 80 mil participantes. Nossa expectativa é superar esse número e bater recorde de público”, destacou.

Programação – A corrida contra o crack será realizada no dia 23 de setembro, a partir das 17h com maratoninha para as crianças e maratona infanto-juvenil e às 18h para os adultos. O percurso da prova adulta terá 5km e 10km, co saída e chegada em frente ao Aparecida Shopping, que é parceiro da ação. As inscrições podem ser feitas no site correndopelavida.net  ou presencialmente na loja montada dentro do empreendimento comercial. Para se inscrever na corrida é preciso apresentar documentos pessoais e doar 2 kg de alimentos não perecíveis.

Seminário – Além da corrida, a ação de conscientização conta ainda com a realização de um seminário, no dia 13/09, cujo tema será a Rede Intersetorial enquanto dispositivos de cuidados. Três pessoas da área da saúde serão os palestrantes do evento para abordar as questões sociais, judiciais e também de tratamento contra o uso de drogas. Os palestrantes são o Promotor de Justiça, Haroldo Caetano; a mestre em Saúde Pública, Paula Cândida; o psicólogo Décio Castro Alves. “Queremos abordar principalmente, o amparo à família”, salientou a coordenadora de saúde mental de Aparecida, Carolina Sartori.

Parcerias – Entre as parceiras da ação estão o Aparecida Shopping, Unimed, Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, Paz Universal, Caixa Econômica Federal, Brito Galvão – Comunicação e Marketing, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual de Goiás (UEG), CAMAP, Instituto Mundo, Sistime, Aprovec – Proteção Veicular, Associação Goiana Carmelo e Associação Vida Abundante.

Presenças – Também participaram do lançamento do Aparecida Correndo Pela Vida-Contra o Crack, os secretários Gerfferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Afonso Boaventura (Casa Civil), Rodrigo Caldas (Educação e Cultura), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ozair José da Silva (Desenvolvimento Econômico) e do vereador Rosildo Manoel (PP).