Prefeitura lança aplicativo de celular para combate ao Aedes

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 14 de janeiro de 2016- A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lança nesta sexta-feira, 15, às 10 horas, na sala de reuniões do Paço Municipal, o aplicativo para celular Xô Dengue. No aplicativo, o morador que possui um celular com sistema Android, pode denunciar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungnya e zika. Para o sistema IOS o aplicativo estará disponível na loja virtual a partir de fevereiro. Aparecida é a primeira cidade de Goiás a adotar o sistema de denúncias via aplicativo de celular.

“Esta é mais uma ferramenta a ser utilizada pelo poder público e pelos moradores para lutar contra esse mosquito que tanto tem causado danos à sociedade. Mas além de mais essa alternativa a conscientização da população em não deixar água parada ou jogar lixos que possam acumular água em lotes baldios, é essencial na guerra contra o vetor”, destacou a secretária de Saúde, Vânia Cristina de Oliveira, que disse ainda que a SMS terá como parceira a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

De acordo com o diretor da Novetech Soluções Tecnológicas, empresa que criou o aplicativo, Fábio Guimarães, o morador irá tirar uma foto do local onde há o foco do mosquito e salvar na rede do sistema mesmo estando offline. Assim que chegar em um local com rede de internet, a foto será carregada e com o uso do georreferenciamento, o local da denúncia ficará salvo juntamente da foto. Após enviada a denúncia os agentes de saúde terão uma semana para visitar o local e solucionar o problema.

“Este aplicativo é gratuito tanto para os moradores de Aparecida quanto para a prefeitura. O nosso intuito é ajudar, de forma interativa e colaborativa, a população a participar desta luta contra o mosquito que transmite a dengue, visto que no ano passado tivemos uma grande epidemia em todo o país. O aplicativo já está em funcionamento em diversas cidades do país”, comenta o desenvolvedor do sistema.