Prefeitura lança projeto de conscientização sobre a história do Holocausto

Por Rodrigo Augusto e Juliana Fulquim

29 de outubro de 2021

Por Rodrigo Augusto e Juliana Fulquim

29 de outubro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Nesta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou o projeto “Conscientização cívica, cultural e política sobre o Holocausto: conhecer para transformar”. O evento foi realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela com a participação do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário da pasta, Divino Gustavo, além de servidores da rede e demais autoridades representativas do Município.

O projeto é uma ação articulada à Lei Municipal nº 3.499/2019, que incluiu no calendário de Aparecida o Dia Municipal de Conscientização Cívica, Cultural e Política. Comemorado no dia 27 de janeiro, a data coincide com o dia de memória ao Holocausto, movimento que, durante a Segunda Guerra, foi o responsável por dizimar milhares de pessoas, em sua maioria composta de judeus e ciganos.

“Estamos lançando esse movimento para que não aconteça mais [holocausto]. Essa ação é muito importante, pois vamos trazer história, cultura e ensinar valores as nossas crianças durante a semana temática, mostrando a realidade”, apontou o prefeito Gustavo Mendanha, ao lado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, durante o lançamento do projeto.

O secretário de Educação, Divino Gustavo, avalia que a semana temática vai melhorar o aprendizado dos estudantes de Aparecida. “Os alunos terão a oportunidade de conhecer esse fato histórico , refletir sobre aquele momento e, claro, construir debates valorizando o respeito, a tolerância , a solidariedade e além disso criar a cultura da conscientização contra a qualquer tipo de intolerância”, discursou.

História para não ser esquecida

De acordo com a coordenadora do projeto, a advogada e membro da comunidade judaica em Aparecida de Goiânia, Sharon Soltak Chiarelli, ele será executado neste bimestre escolar nas turmas de segunda fase do Ensino Fundamental. Durante uma semana, as ações pedagógicas incluirão ciclos de palestras, rodas de conversa, apresentação de audiovisuais, confecção de trabalhos. O projeto prevê também um dia de culminância a ser executado por meio de uma Mostra Pedagógica que acontecerá na Praça de Israel, no Setor Parque Trindade.

“O objetivo é promover a consciência da população e, principalmente, dos nossos jovens em fase de formação, sobre a importância do respeito e da tolerância em relação a todas as diversidades e assim contribuir para promover uma sociedade mais justa e fraterna”, explicou a coordenadora que enfatizou. “Precisamos sempre contar os fatos históricos para que eles não sejam esquecidos e corramos o risco de vivê-los novamente”.

Presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores de Aparecida, o vereador Marcos Miranda (Republicanos) valorizou a iniciativa. “Um país que não conhece a história do mundo e sua história não pode progredir. A importância desse ensino nas escolas vai muito além do aspecto cultura e histórico. Será fundamental para valorizarmos o respeito as pessoas, a religião ao que for. O ser humano deve ser respeitado independente de suas escolhas e opções”, pontuou o parlamentar.

Para o presidente do Centro Israelita de Goiás, Amos Blanche, classificou como um “episódio terrível” na história da humanidade. “Temos que celebrar todas as conquistas da humanidade, mas também lembramos as barbaridades para que elas não se repitam. Educando as crianças vamos evitar que coisas horríveis como o holocausto aconteçam”, disparou.

Quem também prestigiou o evento foi o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota). O parlamentar goianiense, que é neto de uma polonesa que foi presa em um campo de concentração durante o holocausto, parabenizou Aparecida pela iniciativa. “Uma gestão precisa ser moderna e voltada para todos. A história precisa ser contata da forma que ela aconteceu. Não podemos permitir que esse tipo de acontecimento seja minimizado”, disse.