Prefeitura lança projeto que incentiva a leitura nas escolas

Por Lígia Mariani e Daniela Ribeiro

28 de fevereiro de 2018

Por Lígia Mariani e Daniela Ribeiro

28 de fevereiro de 2018


Foto: Carlos Alexandre

“Ler Faz Bem” será ministrado em todas as escolas e Cmeis da cidade e tem como objetivo despertar o hábito da leitura e melhorar a interpretação de texto das crianças do município

 

Os professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia conheceram na noite de ontem o projeto educacional “Ler Faz Bem”. A solenidade de lançamento do projeto foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas, que destacou que objetivo do programa é o de servir de apoio ao educador nas práticas pedagógicas e também incentivar a leitura.

“Esse projeto tem como objetivo principal, despertar nas crianças de Aparecida o prazer, a curiosidade e a vontade de ler e escrever, o que agregará ainda mais valor educação do município. Esse projeto vai envolver cerca de  30 mil alunos nas 90 unidades educacionais do município, ampliando com isso o conhecimento e abrindo um novo horizonte para as crianças que por meio das atividades pedagógicas terão ainda mais o hábito da leitura e o principal agente do projeto é o professor e o coordenador pedagógico de cada escola ou Cmei”, comentou o secretário Rodrigo Caldas.

O projeto “Ler Faz Bem” será desenvolvido com crianças, de quatro e cinco anos do Cmeis e com os estudantes do ensino fundamental. Cada unidade receberá três kits, sendo um formado por material com mais de 100 sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelos professores. Outro Kit é voltado para os coordenadores pedagógicos que irão auxiliar os docentes à programarem as aulas e exercícios para as crianças. Por fim, o terceiro kit contém materiais para os alunos, a fim de desenvolverem tarefas dentro da sala e fora dela, incluindo livros de escritores brasileiros renomados.

O lançamento do projeto foi conduzido pelo Palestrante e Mágico, Eduardo Peres, que é especialista em motivação de equipes e liderança, pesquisador nas áreas de Filosofia e Pedagogia membro honorário do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e apontado como um dos mais originais palestrantes motivacionais do país. Presente no lançamento, o prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância do projeto no incentivo à leitura para o crescimento educacional dos estudantes da rede de ensino de Aparecida de Goiânia.

“Esse projeto de leitura será importante para o desenvolvimento intelectual das nossas crianças e assim promover um futuro melhor para todas. Desde que assumi a gestão temos trabalhado, juntamente com a secretaria de Educação no desenvolvimento de ações para melhorar o aprendizado e também o ensino na cidade. Pois a a educação  é o principal instrumento de transformação de uma cidade, de um estado, de uma nação”, salientou Gustavo Mendanha, que aproveitou a solenidade para parabenizar o autor do “Ler Faz Bem”, Gustavo Tomazim.

Para a coordenadora pedagógica da rede de ensino de Aparecida, Aline Caixeta, formar leitores ainda na infância é importante para um crescimento educacional e também para o desenvolvimento do lado cognitivo das crianças.  “O Ler Faz Bem é o nosso start pedagógico no incentivo à leitura. Vem como carro chefe e pelo que já vi do material, ele traz o lúdico em um formato bem diagramado, o que proporcionará ações diferenciadas dentro e fora da sala de aula. Além disso, esse projeto potencializará a comunicação entre secretaria e professores”, salientou.

PROJETO – O Projeto Ler Faz Bem é de incentivo à leitura e à formação de cidadãos participativos, voltado a crianças, adolescentes e adultos e especificamente elaborado para servir de apoio pedagógico a educadores em sua complexa e importante missão de transmitir conhecimentos. O Projeto também é um recurso auxiliador e facilitador na construção do saber, atuando como apoio ao educador para as práticas pedagógicas.Com  metodologia diferenciada e inovadora, que busca estimular o processo de criação e interpretação de textos de forma prazerosa, efetiva e dinâmica.

Presenças – Participaram da solenidade os secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Jório Rios (Administração), do deputado Lívio Luciano e dos vereadores Mazinho (SD), Leandro da Pamonharia (PV), pastor Cláudio Nascimento (PRB), Manoel Nascimento (DEM), Fábio Ideal (PSC), Arnaldo Leite (MDB), Almeidinha (MDB) e Hilário Jiacometti (PSB).

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)