Prefeitura mobiliza aparecidenses em ação solidária para doação de sangue

Por Allan David

11 de fevereiro de 2022

Por Allan David

11 de fevereiro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Unidade móvel do Hemocentro de Goiás montada no estacionamento da Cidade Administrativa coleta bolsas de sangue nesta sexta, 11, até as 16h

Segue até as 16h desta sexta-feira (11), no estacionamento da Cidade Administrativa, a ação solidária de doação de sangue promovida pela Prefeitura de Aparecida, através da Procuradoria Geral do Município, para ajudar a repor os estoques de bolsas do Hemocentro de Goiás (Hemogo). A iniciativa é aberta à comunidade em geral.

O Hemogo está com uma unidade móvel estacionada no local esclarecendo dúvidas, fazendo a triagem e coletando o sangue doado pelos aparecidenses.

A estudante universitária Gabriele Rodrigues, de 22 anos, compareceu cedo para fazer a doação. É a segunda vez que ela doa sangue. “É importante ajudar porque muitas pessoas precisam do sangue, das plaquetas e do plasma. E eu, ao fazer a doação, posso ajudar várias pessoas ao mesmo tempo”, lembrou Gabriele.

Taffarel Silva, 34, que é servidor público, também atendeu ao chamado para doação. O profissional costuma doar sangue uma vez por ano. “Não custa para a gente poder ajudar as pessoas. Se todo mundo ajudar, quando eu precisar também vai ter.”

Conforme a assessora da Procuradoria Geral do Município Núria Lopes, é a segunda vez que a pasta ajuda a realizar a doação de sangue na Cidade Administrativa. “A gente percebe essa dificuldade na doação de sangue, principalmente pela falta de informação. Por isso, decidimos abraçar essa causa, conscientizando a população”, disse Núria.

Tanto o Hemogo como outras instituições do tipo têm alertado para a queda no fluxo de doadores de sangue nos últimos anos, acentuada, segundo essas entidades, pela pandemia de Covid.

Cada bolsa de sangue coletada pode favorecer até três pessoas – Foto: Rodrigo Estrela

A Cidade Administrativa Maguito Vilela fica localizada na Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park, na região central de Aparecida.

Conforme o Hemogo, são essas as condições básicas para doar sangue:

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização, baixe o formulário clicando aqui);

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.