Prefeitura oferece serviços de saúde para as crianças do Cmei João Palestino

Por Camila Godoy

4 de junho de 2018

Foto: Wigor Vieira

Atividade faz parte do Programa Saúde na Escola, que realiza atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde na Educação Básica

Na manhã desta segunda-feira, 4, a equipe da UBS Retiro do Bosque levou atendimento odontológico, distribuiu kits com escovas de dente e promoveu palestras sobre higiene bucal para as crianças do Cmei João Palestino. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, realizado pela Prefeitura de Aparecida, em prol da promoção, prevenção e atenção à saúde na Educação Básica.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, prestigiou o evento e destacou a importância do trabalho realizado com as crianças: “Esse programa prioriza a interação entre diferentes secretarias e busca criar uma cultura infantil de cuidado e prevenção. O prefeito Gustavo Mendanha tem convicção que ao investir na formação das crianças é possível mudar toda uma geração e promover qualidade de vida aos moradores da nossa cidade”.

O diretor da UBS Retiro do Bosque, Jefferson Júnior, reforçou a importância do tema da ação. “A odontologia deve ser preventiva e não corretiva, logo a educação é fundamental”, afirmou. Ele também explicou que durante o evento os profissionais da área buscaram conhecer a realidade dos alunos para orientar as crianças de forma mais eficiente: “Vamos acompanhar os estudantes e, conforme a necessidade, encaminharemos as crianças para atendimento na UBS”.

A diretora do Cmei, Maria Rita Carvalho, apresentou as instalações da escola aos convidados, falou sobre o trabalho realizado por sua equipe e também aprovou a iniciativa: “Muitos pais e cuidadores alegam não ter tempo de levar as crianças ao dentista. Ao trazer esse serviço até elas, estamos contribuindo com a saúde pública e com o futuro dessa geração”.

O empresário e professor Alcides Ribeiro também prestigiou a ação e reconheceu o êxito do Programa realizado pela Prefeitura. Ele doou pipoca, algodão doce e brinquedos pedagógicos ao Cmei, fazendo a alegria das crianças. “Minha maior satisfação é contribuir com a educação”, destacou.

Saúde na Escola

Desde o início de 2018, o Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, tem realizado uma série de ações  em diversos locais. Em Aparecida, são 39 equipes de Assistência Básica de Saúde e 44 escolas pactuadas. A previsão é de que até fim do ano elas desenvolvam diversas atividades para a comunidade escolar, contemplando assuntos como a importância do esporte, da saúde ocular e auditiva e da alimentação saudável, entre outros.