Prefeitura oferece sessão de cinema gratuita e palestras sobre o Alzheimer, em Aparecida

Por Pabline Flaviane

19 de março de 2019

Por Pabline Flaviane

19 de março de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Aprender mais sobre a doença do Alzheimer em meio à arte, pipoca e descontração. Essa foi a proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, em evento aberto ao público promovido na manhã desta terça-feira, 19, no cinema do Aparecida Shopping, parceiro da ação. Na ocasião, a pasta ofereceu uma sessão gratuita do filme Para sempre Alice, que retrata a doença, e promoveu palestras sobre o tema. As exposições foram ministradas pela médica neurologista, Roussiane Alves Gaioso, e pelo presidente da Associação Goiana de Alzheimer, Gerinaldo Teodoro Assunção. Ao final os participantes solucionaram suas dúvidas com os profissionais presentes.

A diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada da SMS, Amanda Melo, recebeu os convidados e falou sobre a importância de debater o assunto em um país em que todos os anos mais de dois milhões de casos da doença são registrados, de acordo com dados do Ministério da Saúde. “Saber identificar os primeiros sinais do Alzheimer é fundamental para que os tratamentos sejam mais efetivos. Por isso, a Secretaria está investindo em informação. E nada melhor do que unir Arte e Saúde, cinema e conhecimento”, explicou.

Em palestra, a médica neurologista Roussiane Alves apresentou as principais características do Alzheimer e como elas podem passar despercebidas pela população: “Com o envelhecimento, é normal apresentarmos algum comprometimento cognitivo, com situações de esquecimentos. Precisamos ficar atentos à recorrência e intensificação dessas perdas de memórias nas tarefas diárias. Ao perceber alterações ou agravamento desses sinais, devemos procurar ajuda médica imediatamente, para que seja feito o diagnóstico e, caso necessário, o tratamento seja iniciado”.

De acordo com o presidente da Associação Goiana de Alzheimer, Gerinaldo Teodoro Assunção, quanto mais informações sobre a doença familiares e cuidadores se apropriarem, menos sofrimento o Alzheimer causará. “É necessário fazer um trabalho minucioso para que o conhecimento esteja ao alcance de todos, principalmente de quem lida diretamente com a doença. Esse é o nosso maior desafio, visto que a desinformação traz inúmeros problemas”, reforçou.

Filme
Emocionada com a sessão cinematográfica do longa que conta a história de uma professora diagnosticada com Alzheimer, a enfermeira Leilane das Dores acredita que a narrativa trouxe uma realidade ainda pouco conhecida: “Como profissional da saúde, geralmente lido com o paciente, mas não sei como ele lida com a doença quando é diagnosticado e como isso vai refletir  em sua rotina familiar. O filme apresentado relata justamente isso, sobre como a família recebe esse paciente e convive com suas perdas que sua história. É importante que saibamos mais sobre isso para possamos trabalhar melhor”.