Prefeitura premia crianças vencedoras do 1º Festival de Teatro de Fantoche de Aparecida

Por Rackel Vieira

24 de junho de 2021

Por Rackel Vieira

24 de junho de 2021

Foto: Wigor Vieira

O festival teve a participação de alunos dos Emeis da cidade; foram mais de 160 mil votos para escolha da melhor apresentação em vídeo

Com objetivo de estimular o trabalho artístico dos alunos das Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIs), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, promoveu em abril deste ano, o 1º Festival de Fantoches. Um juri técnico avaliou as apresentações escolhidas pelo voto popular, e escolheu os três primeiros lugares que receberam a premiação na manhã desta quinta-feira, 24, na sala Multiuso da Cidade Administrativa Maguilo Vilela.

Os três melhores avaliados pelo júri técnico foram Henrique Gabriel, com espetáculo “A Lebre e a Tartaruga” que ficou em 1º lugar; Ana Clara Lemos Martins com o espetáculo “Aparecida faz 100 anos” ficou em 2º lugar e em 3º foi escolhido o espetáculo “Reciclagem”, da aluna Ana Clara Conceição. Entre os prêmios estão duas bicicletas para os primeiros lugares das duas categorias e dois tablets para a 2ª e 3ª posição da categoria júri técnico. Já na votação popular, que contou com 162 mil votos virtuais, a vencedora foi a aluna Taila Cristina. Ela conquistou o público com o espetáculo “Pesadelo com o Coronavírus”, com 31.324 votos.

“A minha professora de artes me deu a ideia de fazer a minha apresentação com o tema da pandemia e eu gostei da ideia e criei O Pesadelo do Coronavírus. Estou muito feliz por ter vencido e ganhado uma bicicleta”, comemorou a Taila Cristina, que refez a apresentação do seu espetáculo durante o evento de premiação.

A primeira edição do festival foi realizada de maneira remota com o auxílio dos professores e seguindo as orientações de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Ao todo, mais de 300 espetáculos foram criados e gravados em vídeos por alunos dos EMEI’s Profª Wilsonina de Fátima Silva Batista, Profª Vinovita Guimarães da Silva e Retiro do Bosque. Entre esses, 21 foram classificados para disputa.

“O objetivo é envolver alunos, pais e comunidade escolar na produção artística teatral. A intenção é dar continuidade ao projeto devido a adesão positiva de alunos e escolas que participaram direta e indiretamente do festival. Queremos chegar a um número ainda maior de crianças nas próximas edições. A cultura estimula a criatividade e contribui no processo educacional de formar pessoas, formar consciência”, ressalta o secretário da pasta, Avelino Marinho.

Festival – Os alunos participantes produziram sua apresentação com fantoche em vídeo com duração de dois a quatro minutos e enviaram para o professor de Artes Cênicas de sua unidade escolar, até o dia 11 de maio de 2021. “Os vídeos para participação foram supervisionados pelos respectivos professores de cada turma e as apresentações foram disponibilizadas em plataforma streaming online no dia 14 de maio, que permaneceram disponíveis para avaliação do júri técnico e popular até o dia 16 de maio”, explicou o secretário de Educação, Divino Gustavo.

Depois do juri popular pela internet, três pessoas do meio artístico, profissionais e/ou fazedores de arte do município, compuseram o quadro do júri técnico, responsável por avaliar e premiar as três melhores apresentações, dentro dos critérios estabelecidos como melhor enredo, criação e produção do cenário, criação, produção e manipulação de fantoches e sonoplastia.

O vice-prefeito, Vilmar Mariano participou da solenidade resprentando o prefeito Gustavo Mendanha e ressaltou a importância de incentivar e promover atividades que fomentam a cultura no município. “Esse festival visa contribuir com o desenvolvimento e conhecimentos culturais históricos e científicos a partir do momento em que é levantado o tema durante as aulas. A Cultura é rica e não tem idade para ser produzida ou apreciada, todos estão inseridos. Este é o primeiro de muitos eventos culturais na cidade. Estamos preparando uma série de ações voltadas para Cultura até o centenário de Aparecida”, ressaltou.

O vereador Sandro Oliveira (Cidadania) também participou da solenidade de premiação e parabenizou a iniciativa do projeto. “Muito importante esse projeto. Em nome da Câmara me coloco à disposição para contribuir com o fomento da cultura da nossa cidade. Nós vereadores queremos estar presente e atuante na sociedade, contribuindo com cultura e a educação das crianças e jovens aparecidenses”, pontuou ele, que estava acompanhado vereador Diony Neri.