Prefeitura promove capacitação dedicada à Enfermagem

Por Camila Godoy

25 de maio de 2018

Por Camila Godoy

25 de maio de 2018

Foto: Wigor Vieira

Para fechar as comemorações do Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma série de palestras dedicada aos profissionais da área. Dezenas de servidores enfermeiros e técnicos de enfermagem de Aparecida participaram da capacitação, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, no Auditório do AparecidaPrev. O evento teve exposições sobre diversos assuntos relacionados à rotina dos profissionais, sorteio de brindes e confraternização.

O diretor de Gestão à Atenção Primária da SMS, Gustavo Amoury, recebeu os convidados e agradeceu o empenho dos profissionais. “É impossível fazer saúde sem enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Prefeitura sabe disso e a cada dia tem reconhecido e valorizado mais a nossa categoria. Esta é primeira vez que organizamos um evento como esse, mas com certeza muitas outras edições serão realizadas”, afirmou.

A enfermeira responsável pelo Controle de Infecção das Unidades de Saúde de Aparecida de Goiânia, Núria Neres, foi a primeira a proferir palestra no local.  A profissional abordou os cuidados que os enfermeiros e técnicos de enfermagem devem conceder à Comunicação e Segurança do paciente. “Pesquisas já comprovaram que a origem de 70% dos erros na atenção à saúde está na comunicação ineficaz”, alertou.

De forma descontraída, a palestrante citou situações corriqueiras da profissão que podem resultar em falhas, ouviu relatos da plateia, pontuou as principais consequências de uma informação não transmitida de forma correta e concluiu: “Nós precisamos conversar mais. A boa comunicação torna a Medicina um esforço humano. Precisamos também refletir nossas atitudes. Pequenas ações como lavar as mãos, identificar corretamente o usuário e ler com atenção já melhoram a segurança do paciente”.

O evento trouxe ainda debates sobre primeiros socorros; administração de medicamentos; curativos; motivação no trabalho; Saúde Mental; Síndrome de Burnout; assistência de Enfermagem em Oncologia; e reforma trabalhista. Ao longo da programação, os profissionais confraternizaram, participaram de sorteio de brindes e receberam homenagens.