Prefeitura realiza 1º Encontro Aparecida Transparente

Por Silvio Júnior

22 de junho de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 22 de junho de 2017 – Com o objetivo de dialogar e debater a cultura da transparência e o acesso à informação no serviço público, a prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, realizou nesta quinta-feira, 22, o 1º Encontro Aparecida Transparente. O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) campus Aparecida e contou com a participação do Ministério da Transparência e da Controladoria-Geral da União  ( CGU).

O prefeito Gustavo Mendanha abriu os debates e parabenizou a secretaria de Transparência pela reformulação do Portal da Transparência e pela realização do Encontro. “O acesso à informação dos atos da Prefeitura é um direito de todos os cidadãos e de extrema importância e necessidade para mostrar que os impostos pagos pelos contribuintes estão sendo devidamente investidos. Além de ser um caminho sem volta, promover a união de esforços de todos os secretários e gestores municipais pela transparência plena é uma minhas metas”, enfatizou o prefeito.

Durante o encontro, o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle, Einstein Paniago, destacou que o Portal da Transparência do município vem recebendo constantes melhorias e o resultado disso é o salto que Aparecida obteve no ranking estadual. “A cidade aparecia nas últimas colocações da listagem e hoje figura na 10ª colocação, o que possibilida um melhor controle social dos investimentos públicos por parte dos aparecidenses”, sublinhou o gestor da pasta, que aproveitou a oportunidade para apresentar as novas melhorias.

Uma das mudanças que melhoraram o acesso ao canal da transparência é que atualmente o cidadão consegue abrir a página no Portal com poucos cliques e também a resposta no melhor tempo hábil das informações solicitadas diretamente à secretaria. “Essa sinergia do conteúdo disponibilizado pela gestão municipal com a tecnologia, por meio do portal, são fundamentais para o controle dos gastos tanto para a fiscalização do Tribunal de Contas do Município (TCM) quanto para o contribuinte”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

Para o superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) em Goiás, Renato Barbosa, a população precisa ter o máximo de acesso possível sobre ações da máquina pública. “A transparência é a mais importante de nossas bandeiras juntamente com o combate à corrupção. E para ter uma gestão transparente é preciso que a população possa ter acesso a qualquer dado da administração pública, assim poderão fiscalizar o dinheiro pago em impostos”, sublinhou o superintendente.

Texto: Sílvio Júnior