Prefeitura realiza 4ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia

Foto: Kell Motta

Aparecida de Goiânia, 22 de outubro de 2014 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Indústria e Tecnologia do município, realizou a 4ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia. Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” começou na noite de terça-feira, 21, e terminou no final da tarde desta quarta-feira, 22, com premiação aos trabalhos melhores avaliados. O evento foi realizado no Centro Municipal de Cultura e Lazer José Barroso.

A feira reuniu estandes destinados às escolas municipais e estaduais que desenvolveram projetos científicos, além de instituições de educação como Sesi, Senai, Instituto Federal de Goiás (IFG-campus Aparecida), Universidade Federal de Goiás (UFG-campus Aparecida), e órgãos municipais. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014, desenvolvida pelo Ministério da Ciência.

“Desde que a sua primeira edição, a feira tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor no nosso município, mesmo nos alunos menores, e despertar neles o interesse pelos novos empregos que vem sendo gerados no município nos setores de indústria, ciência e tecnologia”, sublinhou o secretário Marcos Alberto, lembrando que o município conta hoje polos industriais e empresariais com empresas a procura de novos talentos e projetos.

Se baseando no social e no sustentável, os estudantes expuseram seus trabalhos voltados em sua maioria para o reaproveitamento de materiais como água, lixo e também para a economia de energia. Um dos projetos de destaque é o dos alunos do 1º ano de Edificações, IFG, Marcélio Cassimiro Alves Filho, Leonardo Espíndola Queiroz e Eduardo Henrique de Oliveira, com orientação da professora Késia Mendes.

No projeto, “Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais em Casas Populares”, eles elaboraram um meio de captar as águas das chuvas para que fossem usadas nos serviços como lavagem de roupas e limpeza de casa.  “O projeto consiste em captar a água da chuva por uma calha e levada diretamente para reservatórios que podem comportar entre 2,5 mil litros ou 10 mil litros e bombeada para uma caixa separada da caixa que capta água potável da rua. Com esse sistema teremos a economia de 52% de água, e custo que varia entre R$ 1,6 mil e R$ 3 mil”, relatam os estudantes.