Prefeitura realiza a poda de Jamelões antes do período chuvoso

Por Thayza Marins

10 de setembro de 2019

Por Thayza Marins

10 de setembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

A cidade conta com cerca de 800 árvores da espécie que estão espalhadas por avenidas e ruas

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, inicia nesta quarta-feira, 11, a partir das 8h, a poda preventiva das árvores de jamelões na cidade. A primeira ação será realizada nas árvores ao longo da Avenida das Mangueiras. A avenida corta três bairros sendo eles o Jardim Maria Inês, Jardim Mont Serrat e Vila Alzira. Os trabalhos terão início na rotatória do encontro da Avenida Bartolomeu Bueno com Avenida das Mangueiras, no Jardim Mont Serrat.

A poda preventiva dos jamelões, antes do período chuvoso, tem como objetivo promover a segurança de motociclistas e motoristas, já que os frutos da árvore, quando caem no asfalto, tornam a pista escorregadia, causando acidentes. O secretário de Desenvolvimento Urbano Max Menezes explica que a poda é um trabalho paliativo e que serão plantados, gradativamente, novas árvores nas avenidas da cidade, para depois disso, ser feita a retirada completa dos jamelões.

“Queremos proporcionar segurança para a nossa população. Por esse motivo vamos fazer primeiro a poda e em seguida, quando começar as chuvas, plantar novas árvores, para apenas posteriormente, quando essas estiverem crescendo, promover a retirada total dos Jamelões. Desta forma preservaremos a arborização da cidade e deixaremos o trânsito mais seguro”, destacou o secretário, que enfatiza que a ação será feita por etapas, beneficiando toda a cidade.

Aparecida conta atualmente com cerca de 800 pés de Jamelões, que estão espalhados pelas ruas e avenidas da cidade. Apenas na avenida das Mangueiras são 152 árvores da espécie. O trabalho das equipes da secretaria de Desenvolvimento Urbano consiste na poda de 80% de cada árvore. Ao todo serão utilizados cinco caminhões e 24 servidores atuarão no serviço de poda e retirada dos galhos.