Prefeitura realiza ações de prevenção contra o câncer de mama durante o Outubro Rosa

Por Thayza Marins

8 de outubro de 2019

Por Thayza Marins

8 de outubro de 2019

Foto: Divulgação

O tradicional mês de combate ao câncer de mama começou. E com ele serão realizadas diversas atividades pelas Secretarias de Assistência Social e da Saúde na busca pela conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Nos próximos dias serão realizadas ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento contra a doença que atinge milhares de mulheres por ano.

A campanha deste ano tem como tema “Um Toque de Amor por Você”. E a intenção é despertar nas mulheres a importância do amor próprio e da necessidade de cuidados diários. “Queremos levar a importância do amor próprio e fazer a mulher entender que precisa se cuidar. A prevenção contra o câncer de mama tem que partir de nós, ninguém pode fazer isso pela gente”, comentou a primeira-dama se secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

As ações de conscientização terão início nesta quarta-feira, 09 de outubro com a realização da Conferência dos Diretos das Mulheres no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no Setor Cidade Vera Cruz, a partir das 14h30. A programação segue durante toda a semana com Rodas de Conversa em outras unidades do CRAS e na próxima terça-feira, 15, será realizada mais uma edição da caminhada Eu Vou de Rosa – “UM TOQUE DE AMOR POR VOCÊ!. A ação terá início no Ginásio de Esportes do Setor Cruzeiro do Sul, a partir das 16h.

Observar atentamente qualquer alteração que possa ocorrer nos seios e conhecer os sintomas do câncer de mama é muito importante para que as mulheres possam cuidar da própria saúde. “Durante todo este mês vamos explicar às mulheres o quão, precisamos explicar o quão é importante o autoexame, pois um simples toque pode mostrar alguma alteração e o tratamento precoce têm grandes chances de cura”, destacou a secretária executiva da Mulher, Deni Souza, que lutou contra a doença e hoje está curada.

A Saúde de Aparecida também aderiu a campanha Outubro Rosa. De acordo com o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, a partir deste mês, serão liberadas mais 300 vagas mensais, além das 800 ofertadas atualmente, de exames de mamografia para a população preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria, relata que as UBSs terão uma intensa programação durante todo o mês com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

O câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o MS oferece atendimento gratuito por meio do SUS.

Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.

“O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal”, destaca a chefe de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria.

• Pré-Conferencia Municipal dos Direitos da Mulher

Quarta-feira, 09/10

Local/Horário: CRAS – Unidade V / Cidade Vera Cruz 2, às 14h30

Quinta-feira, 10/10

Local/Horário: CRAS Unidade II – Vila Souza, às 14h

Sexta-feira, 11/10

Local/Horário: CRAS Unidade VIII – Madre Germana, às 14h

Terça-feira, 15/10

Local/Horário: CRAS Unidade CRAS – Unidade III / Garavelo, às 14h

• Caminhada Eu Vou de Rosa “UM TOQUE DE AMOR POR VOCÊ!

Quarta-feira, 16/10

Local/Horário: Conjunto Cruzeiro do Sul, às 16h