Prefeitura realiza poda e corte de árvores em Aparecida

Por Solange Araújo

4 de fevereiro de 2021

Por Solange Araújo

4 de fevereiro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Objetivo é reduzir transtornos evitar quedas de árvores durante o período chuvoso

Uma cidade arborizada proporciona muitos benefícios à população. Porém, alguns cuidados são necessários. O crescimento dos galhos faz com que alguns transtornos ou riscos aos moradores apareçam, principalmente durante o período chuvoso. Pensando nisso, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano vem realizando a poda e extirpação de árvores como, por exemplo, os jamelões, cujos frutos deixam o asfalto escorregadio.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, os serviços que são feitos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente são realizados durante todo o ano, mas neste período em que as chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes, o serviço é intensificado.  “Nossas equipes estão nas ruas diariamente realizando o serviço preventivo, mas caso o morador identifique uma árvore que esteja causando transtornos à sua residência, ele pode procurar a SEMMA e solicitar a poda ou a remoção dela”, pontuou.

Max Menezes complementa que após esse pedido feito, os ficais de Meio Ambiente avaliam tecnicamente e autorizam a retirada ou poda e esse serviço é realizado então pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Apenas quando a questão é de galhos alcançando os fios de energia, que o morador deve procurar a empresa de Energia de Goiás”, sublinhou. Este serviço é gratuito e o telefone para solicitar a vistoria é 3238-7217. “Por semana são realizadas a remoção de cerca de 10 árvores”, disse ainda o secretário.

Com relação às podas dos galhos, a secretaria de Desenvolvimento Urbano explica que também é necessário solicitar avaliação da SEMMA antes do serviço ser realizado. “As únicas árvores que podamos sem necessidade de vistoria e liberação da SEMMA são as frutíferas, como os Jamelões que são podados de tempos em tempos, pois seus frutos tornam a pista escorregadia. De restante atuamos em conjunto para melhor atender as demandas da população aparecidense”, salientou Max Menezes.

Além dos serviços da prefeitura, o morador pode optar por contratar um serviço particular, de acordo com a sua necessidade, sendo responsável pelo descarte de galhos e troncos. Para realizar o descarte correto no aterro sanitário do município o morador necessita de uma autorização junto à secretaria. O telefone para solicitar a autorização para o descarte desses resíduos de podas controladas é 3545-5916