Prefeitura realizará teste com lombadas inteligentes

Por Frederico Noleto

26 de outubro de 2017

Por Frederico Noleto

26 de outubro de 2017

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia 26 de outubro de 2017 – Foi apresentado na manhã desta quinta-feira (26) ao prefeito Gustavo Mendanha um novo modelo de lombadas para ser testado no município. Com estrutura em concreto armado, o projeto promete maior durabilidade e menor custo aos cofres públicos. “Toda iniciativa no sentido de proporcionar maior bem estar ao cidadão e mais eficiência à gestão será sempre bem vinda. Vou pedir à Secretaria de Infraestrutura que realize os testes do equipamento em conjunto com a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) para estudarmos sua viabilidade” – pontua o prefeito.

A novo modelo foi proposto pelo vereador Edson Carvalho de Souza Filho, o Edinho (PSDC), que realizou pesquisa adaptando projetos já realizados em outros municípios.  “A utilização do concreto usinado em virtude do chamado “pré-misturado a frio” (PMF) promete uma implantação mais rápida e também 47% mais barata. Além de tudo pode ser instalado por trabalhadores normais da construção civil” – explica Edinho.

Segundo o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano Costa Silva, existem centenas de pedidos para implantação de quebra-molas na cidade e novas solicitações continuam chegando diariamente. “O município seguramente tem uma grande demanda de pedidos. Muitos deles procedem e qualquer tipo de iniciativa que possa baratear custos e agilizar a implantação deve ser avaliada” – pontua.

Também estiveram presentes na apresentação do novo  modelo de lombadas o presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Mariano da Silva (PMDB), o secretário de Articulação Política, Ricardo Roberto Teixeira (Tatá), e os engenheiros Odoncleber Martin Ramos Filho, diretor de Máquinas Pesadas, e Ulysses Sena, diretor de Obras do município.

Valorização à vida

A lombada é um dos principais equipamentos públicos de segurança no trânsito utilizado na redução da velocidade dos veículos. No Brasil e em Aparecida de Goiânia se utiliza o mesmo sistema de quebra-molas inglês desenvolvido pela Transport and Road Research Laboratory (TRRL), regulamentado através da resolução 567/80 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

A resolução que regulamenta o implantação de lombadas no Brasil é bastante rigorosa em relação aos locais permitidos, exigindo entre os requisitos que a via seja local ou secundária, de preferência próxima a escolas, que tenha declividade inferior a 4,5%, ausência de curvas ou interferências visuais que impossibilitem visibilidade, volume de tráfego inferior ou próximo a 600 veículos por hora, que não seja itinerário de veículos comerciais e que não seja estadual ou federal.