Prefeitura recolhe entulho e reforça educação ambiental em Aparecida

Por Rafael Freitas

23 de dezembro de 2021

Por Rafael Freitas

23 de dezembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Descarte irregular de resíduos sólidos gera multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Prefeitura oferece serviço Disque Busca para coleta de móveis e eletrodomésticos velhos

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realiza constantemente a limpeza e roçagem de áreas públicas e também privadas em bairros da cidade. O objetivo é manter o ambiente urbano limpo e promover a preservação do meio ambiente. O serviço essencial está no cronograma diário do órgão municipal.

Com este foco, os trabalhadores da limpeza urbana retiraram na manhã desta quinta-feira, 23, toneladas de lixo e entulho em uma área localizada na Avenida V-5, no setor Cidade Vera Cruz. Três caminhões e uma Pá Carregadeira foram usados para remover todo resíduo sólido descartado de forma irregular.

“O descarte irregular de lixo e entulho prejudica a vida urbana, o embelezamento da cidade, a saúde das pessoas e o meio ambiente. Nossa população precisa se conscientizar e exercer a sua cidadania, isto, fazer o descarte correto do lixo doméstico e entulhos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes. Ele ressalta que manter a cidade limpa, florida e bem cuidada é uma ação de cidadania. “Ao cuidar da cidade elevamos a autoestima da população e promovemos qualidade de vida para todos. Isso é também é um ato de cidadania”, pontuou.

Benedito Moreno mora no bairro Cidade Vera Cruz há quase dois anos e comemora o trabalho da prefeitura, mas cobra também o apoio da população. Ele afirma que os resíduos descartados em locais impróprios trazem problemas para o setor. “A sujeira ajuda na proliferação de insetos e gera grandes prejuízos. E a dica que eu dou começa pela educação. É preciso ter mais respeito. A população precisa fazer a sua parte e ajudar a prefeitura a manter a limpeza da cidade”.

O coordenador de operações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Iris Mendonça, reforça que o descarte irregular de resíduos sólidos coloca em risco o meio ambiente e a saúde da população. “Nesse local especificamente da Cidade Vera Cruz encontramos sofá velho, galhadas, restos de materiais de construção, sacos de lixo e outros tipos de resíduos. Às vezes o morador vai fazer uma reforma ou limpeza do quintal e não tem o cuidado de procurar uma caçamba para fazer a destinação correta do lixo, que é o aterro sanitário, e joga todo resíduo num canto de rua ou lote baldio”, pontuou.

Para ele a educação ambiental é o melhor caminho para a construção de uma cidade sustentável. “Por falta de consciência as pessoas insistem em sujar lotes baldios e vazios urbanos. Portanto, pedimos a conscientização das pessoas para nos ajudar com limpeza da cidade e evitar transtornos para a própria população. A prefeitura faz a sua parte, mas a responsabilidade de manter a cidade limpa é de todos”, sublinhou.

Fiscalização e Denúncia

Diariamente fiscais de Posturas e Meio Ambiente atuam em diferentes regiões de Aparecida com o objetivo de impedir e o descarte irregular de lixo e entulho. A população também pode denunciar essa prática pelos telefones 3238-7210 ou 3238-7217, das secretarias de Regulação Urbana e Meio Ambiente, respectivamente. Conforme legislação municipal, as multas para o descarte irregular de resíduos sólidos podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, a depender da infração cometida contra o meio ambiente.

Disque Busca

O serviço Disque Busca é responsável pela coleta de resíduos volumosos, que estão fora das condições de uso, como móveis e eletrodomésticos velhos. O serviço é gratuito e acontece simultaneamente em todas as regiões do município.

Depois de recolhidos, os materiais que podem ser reaproveitados são destinados às cooperativas de reciclagem do município. Já outros tipos de carcaças são encaminhados para o Aterro Sanitário de Aparecida. O Dique Busca pode ser acionado pelo telefone 3545-9969.

Roçagem

O serviço de roçagem recebeu reforço neste fim de ano mesmo durante o período chuvoso. A roçagem das áreas públicas e privadas é realizada continuamente em diferentes bairros de Aparecida com objetivo de contribuir com a limpeza urbana. Em áreas particulares, a limpeza é de responsabilidade de seus proprietários, mas para reduzir os transtornos à população, a roçagem também é feita e depois cobrada no valor do ITU.

“Nossas equipes estão divididas em diferentes regiões do município para atender toda demanda. É importante frisar que o trabalho ocorre por etapas, conforme cronograma da secretaria, e vai contemplar todos os bairros de Aparecida”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.