Prefeitura regulariza situação fundiária de empresas do Polo Empresarial Goiás

Por Rackel Vieira

13 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Ao todo, 14 empresários receberam, em mãos, as escrituras dos terrenos que foram doados pela prefeitura em gestões anteriores como forma de investimento no desenvolvimento econômico da cidade

Dando continuidade às políticas públicas de regularização fundiária da cidade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entregou 14 escrituras de áreas, que foram doadas nas gestões passadas, aos empresários do Polo Empresarial Goiás. Os documentos foram entregues na tarde desta terça-feira, 12, pelo próprio prefeito Vilmar Mariano, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (ACIAG).

Para a regularização fundiária da área, que garante maior segurança jurídica às empresas e que agora passaram a contar com documentação definitiva da propriedade, cada uma das empresas teve que apresentar toda a documentação legal de criação. O processo de concessão de escrituras contou com o empenho das secretárias da Fazenda, Casa Civil, Planejamento e Regulação Urbana e Procuradoria Geral do Município.

O prefeito Vilmar Mariano ressaltou que a entrega das escrituras representa uma retribuição aos empresários por terem acreditado em Aparecida e investido na cidade. “Essas escrituras vão além de regularização de um lote. É um sonho realizado, uma conquista desses empresários após duas décadas de luta. Hoje, 14 empresários que acreditaram no potencial de Aparecida de Goiânia, estão recebendo em mãos a escrituras das áreas que foram doadas no passado para instalação de suas empresas”, destacou o gestor.

Para o prefeito, a localização geográfica privilegiada de Aparecida, que fica no centro do país e do estado, aliado a infraestrutura que a cidade oferece e os incentivos fiscais, contribuíram na atratividade de investidores. “Nós temos mais de dois milhões de metros quadradas de áreas solicitadas por investidores. Aparecida tem se destacado e isso atrai empresas. Logo em breve encaminharemos à Câmara Municipal, um Projeto de Lei para que uma parte da Região Leste da cidade seja destinada, exclusivamente, à implantação de um novo Polo de Empresas ou de Indústria, melhorando a economia de Aparecida ainda mais”, pontuou o prefeito.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Valéria Frazão, além das 14 escrituras entregues nesta terça-feira (12), mais de cinco estão em trâmites no cartório, com documentos em análise. “Estamos trabalhando para escriturar todas as empresas restantes. Cerca de 40 empresas devem ser contempladas com as escrituras ainda este ano. É uma segurança, apesar de terem o termo de sessão de área em mãos, é um documento definitivo. Isso possibilita linha de créditos, para buscar mais investimentos, aumentarem suas empresas, gerar mais empregos e mais receita para o município”, salientou.

O presidente da Associação das Empresas do Polo de Goiás (APOLO), Alexandre Lemos Barros, ressaltou a importância das escrituras para os empresários. “Essa é uma a luta de mais de 20 anos, estão todos muito entusiasmados. Eu diria que, em Goiás, este é um dos Polos Empresariais mais importantes para o Estado. Já tivemos mais de 23 mil funcionários ativos simultâneos. Nós temos aproximadamente 180 áreas, em cada área existem de cinco até 10 empresas e agora estamos na fase final de entrega das escrituras”, comemorou o empresário.

O empresário José Carlos Vieira, proprietário da Real Distribuidora e JC Distribuição, foi um dos contemplados com a escritura de uma das empresas. Somadas, as duas empresas geram mais de dois mil empregos diretos no município. “Foi uma via de mão dupla entre os empresários e o município, então o documento consagra isso. Vimos isso aqui desenvolver. Quando nós chegamos tivemos o prazer de ser a primeira empresa a se instalar no Polo Goiás. Nós acreditamos no município e ele acreditou em nós. Hoje temos mais de 26 mil metros quadrados de área construída, então foi um grande investimento”, comentou.

O ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PATRIOTA), que assinou as escrituras em um dos seus últimos atos enquanto prefeito, também participou da solenidade. Aparecida que tinha 35 mil empresas ativas em 2016 na gestão de Maguito Vilela, saltou para 59 mil em 2021. Ele lembrou que a transformação foi iniciada na gestão do então prefeito Norberto Teixeira com a criação do primeiro polo e com importantes contribuições de Ademir Menezes, ao desapropriar terras para ampliar o núcleo empresarial. Atualmente, Aparecida possui sete polos empresariais e se consolida como um local propício para a formação de negócios.

Presenças: Também participaram da solenidade de entrega das escrituras, a primeira-dama, Sulnara Santana; os secretários Jeferson Ferreira (Trabalho, Emprego e Renda), André Rosa (Fazenda), Aldivo Araújo (Desenvolvimento Urbano); o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), o vereador Diony Nery (PSDB) e o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIAG), Leopoldo Moreira Neto.