Prefeitura retira 50 toneladas de lixo diariamente em bocas de lobo do município

Por Frederico Noleto

30 de junho de 2017

Por Frederico Noleto

30 de junho de 2017

Foto: Divulgação

Aparecida de Goiânia 30 de junho de 2017 – Um dos trabalhos de maior importância realizados pela Prefeitura de Aparecida é o realizado pelas equipes de manutenção das bocas de lobo no município. Um serviço que muitas vezes acaba passando despercebido da população mas que tem papel crucial no que diz respeito à qualidade de vida das grandes cidades. Dados da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informam que, diariamente, são retiradas 50 toneladas de lixo e todo tipo de dejetos das caixas coletoras. Um serviço demorado e dispendioso aos cofres públicos, mas que poderia ser minimizado caso houvesse maior conscientização da população.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, desde o começo do ano suas equipes já realizaram a limpeza de mais de 3000 bocas de lobo em ruas e avenidas da cidade. “A participação popular é de enorme importância para a transformação de Aparecida na cidade que tanto queremos. Geralmente as pessoas só lembram da existência das bocas de lobo em períodos chuvosos, principalmente quando entopem e causam transtornos. Diversos desses problemas podem ser evitados se cada um de nós assumir o compromisso de cuidar, junto com o poder público, de nossa cidade, de nossas ruas” – pontua o secretário.
O diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Ulysses Sena, explica que a rotina da equipe de Manutenção, Limpeza e Recuperação de Bocas de Lobo começa bem cedo, geralmente às 7h da manhã e segue roteiro pré-determinado no começo de cada semana. A escolha do bairros segue critéros que vão desde à demanda dos próprios moradores a fatores como fluxo e densidade populacional. “A Prefeitura realiza a manutenção de um número considerável de bocas de lobo todos os dias. Nossa equipe trabalha de sol a sol. Trata-se de um serviço essencial para manter o bom funcionamento dos equipamentos urbanos de nossa cidade. Isso garante não apenas a segurança e o conforto da população como também é sinal de cidadania” – lembra.
Segundo o engenheiro Cesar Estrela, coordenador da equipe, todos os dias são recuperadas cerca de 20 bocas de lobo. “Desde o começo do ano já fizemos a recuperação em mais de cinquenta bairros de diversas regiões da cidade. É um trabalho que não para e que pode inclusive, evitar muitas tragédias nos períodos chuvosos”. O secretário Mário Vilela lembra ainda que o entupimento de sistemas de drenagem geralmente acontecem em decorrência da falta de conscientização; bem como pelo despejo irregular de entulho em locais inadequados. São inclusive alguns dos maiores responsáveis pelos problemas das erosões.
“É dever de todos colaborar com a limpeza urbana de nossa cidade. Isso deve ser ensinado em casa, nas salas de aula. É preciso criar o hábito de destinar corretamente tanto o lixo particular quanto o industrial. O município faz a sua parte, tanto na coleta quanto no reaproveitamento dos subprodutos gerados de resíduos sólidos” – pontua o secretário. Ele informa que a população pode colaborar denunciando o despejo irregular de entulho pelos telefones 3545-5930 e 3545-5849. A Prefeitura disponibiliza ainda um serviço de recolhimento de objetos e móveis não desejados, o Disque-Busca: 3545-9969.