Prefeitura sedia processo seletivo para ocupar vagas de trabalho em Aparecida

Por Allan David

15 de outubro de 2021

Por Allan David

15 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Seleção feita na Cidade Administrativa por empresa do setor logístico contrata 45 trabalhadores. Sistema Municipal de Empregos divulga semanalmente centenas de vagas

Com 800 vagas de trabalho no setor privado disponíveis nesta sexta-feira (15) no Sistema Municipal de Empregos (Sime), a Prefeitura de Aparecida abriu de novo as portas da Cidade Administrativa para realização de processo seletivo de uma das empresas contratantes.

Desta vez, a Sala Multiuso da Cidade Administrativa foi cedida à JC Distribuição, que está selecionando trabalhadores para ocuparem 45 vagas em Aparecida. São 30 vagas de movimentador de mercadorias e 15 de motorista, que requer CNH categoria C, D ou E.

Ao menos 60 candidatos encaminhados pelo Sime participaram das entrevistas na manhã de hoje, segundo estimativa da Secretaria Municipal do Trabalho, que gerencia o Sistema. Para ambos os cargos é exigido ensino fundamental ou ensino médio completos.

Moradora do setor Serra Dourada 3, em Aparecida, Ironete Morais, de 33 anos, disse que estava entusiasmada para ser chamada para um teste na empresa. “Estou muito animada. Vamos esperar a resposta”, resumiu a candidata.

Robiana Barros, coordenadora de Captação de Vagas da Secretaria Municipal do Trabalho, explicou que processos seletivos semelhantes aos da JC estão ocorrendo na Cidade Administrativa semanalmente. Em cada um deles são ofertadas dezenas de vagas.

“Os candidatos agora sabem onde buscar vagas. Eles já vêm com essa oportunidade de pegar carta de encaminhamento e de fazer a entrevista, ampliando as chances de serem reintegrados ao mercado de trabalho”, observou a coordenadora.

No mês passado, por exemplo, 22 trabalhadores de Aparecida foram contratados num único dia de entrevistas feitas pela empresa New Car na Cidade Administrativa. Ainda em setembro, outros 15 moradores saíram da sede da Prefeitura já empregados na Pepsico.

Semanalmente o Sime divulga centenas de vagas de trabalho em Aparecida – Foto: Enio Medeiros

Há goianos que saem até de outras cidades para buscar trabalho em Aparecida, aproveitando o encaminhamento feito pela Prefeitura, através do Sime. É o caso de Adailton Batista, morador do Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Ele participava nesta sexta-feira das entrevistas feitas pela JC Distribuição no prédio da Cidade Administrativa.

“Estou desempregado há apenas um mês, mas não consigo ficar fora do mercado [de trabalho]”, justificou Adailton, candidato à vaga de movimentador de mercadorias.

A assistente de Recursos Humanos Juliana Siqueira, da JC, deu dicas para o candidato aumentar suas chances de contratação. “É preciso ser pontual na entrevista; manter o currículo atualizado; citar corretamente suas experiências na trajetória profissional; e, claro, estar sempre com o número do telefone atualizado no currículo”, listou a recrutadora.

Como acompanhar as vagas

O Sistema Municipal de Empregos (Sime) é uma iniciativa da Prefeitura de Aparecida, implementada através da Secretaria do Trabalho. Funciona em parceria da gestão municipal com o setor produtivo. Por meio do Sime, as empresas informam à Prefeitura as vagas disponíveis e a administração do município, além de divulgá-las na imprensa, faz a triagem dos candidatos em atendimentos nas agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Semanalmente são ofertadas centenas de vagas. Os candidatos podem conferir online as vagas disponíveis. Basta acessar o site trabalho.aparecida.go.gov.br, gerido pela Secretaria Municipal do Trabalho. Neste mesmo site é possível fazer vários cursos a distância, todos gratuitos, ministrados por instituições parceiras da Prefeitura de Aparecida.