Presidente e ex-presidente do TJGO recebem título de Cidadão Aparecidense

Por Lígia Mariani

8 de junho de 2018

Foto: Claudivino Antunes

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho e o ex-presidente Ney Teles de Paula foram agraciados com Título de Cidadão Aparecidense, concedido pela Câmara Municipal. A cerimônia de outorga foi realizada na noite desta quinta-feira, 07, com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, o vice Veter Martins, o ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, o líder do Legislativo local, Vilmar Mariano (MDB), vereadores, secretários, autoridades e familiares.

A homenagem foi proposta pelo vereador Arnaldo Leite (MDB), que considerou os relevantes serviços prestados pelos desembargadores ao município. “Essa proposta era um desejo antigo do nosso saudoso vereador João Antônio. Quero dizer que é com um imenso prazer que nós, vereadores, entregamos este titulo aos juristas. Aparecida hoje ganhou mais dois ilustres cidadãos que fizeram e que, com certeza, ainda poderão fazer muito pelo município”, destacou.

O prefeito de Aparecida falou da importância da homenagem. “Essa é a maior honraria que a Câmara pode oferecer e só confirma o excelente trabalho que o Poder Judiciário tem feito em nossa cidade. A homenagem faz jus aos trabalhos intensos destes membros e só temos que agradecer pela parceria de sempre. E, ao lado do povo, vamos continuar construindo uma gestão participativa e unida, acreditando sempre na justiça”, afirmou Gustavo.

O título de cidadão foi criado para premiar aqueles que se destacaram e ajudaram no crescimento da cidade. O presidente do Legislativo destacou que a honraria, aprovada por unanimidade pela Casa não está saudando somente à eles, mas todo o sistema de Justiça que é composto também pelos servidores do Poder Judiciário. “Quero parabenizar essa atitude que une cada vez mais essa família que é composta pelo Judiciário, Ministério Público, advogados, defensores e servidores e quem ganha é a sociedade. Me sinto honrado hoje de ser também um cidadão aparecidense”, salientou.

Na oportunidade, Gilberto Marques Filho agradeceu o título e anunciou a conclusão das obras do novo Fórum da comarca na região da Vila Brasília. “Estamos trabalhando para que as obras do novo Fórum sejam entregues até o final desse ano. Aparecida tem quase 600 mil habitantes e necessita urgente de outra comarca. Definimos inicialmente um projeto para 12 varas já para atender a demanda futura do município”, explicou ele.

O ex-presidente do TJGO e agora Cidadão Aparecidense, Ney Teles de Paula, disse que é grato por ser, a partir de agora, também filho de Aparecida. “O povo de Aparecida é acolhedor e compartilha com as demais regiões do Estado o potencial do seu crescimento. A pujança e o crescimento da cidade se dão graças a sintonia e harmonia entre os poderes. E me sinto honrado e emocionado por receber tamanha honraria”, destacou.

HOMENAGEADOS:

Nascido em Buriti Alegre, Gilberto Marques Filho formou-se em Direito, em 1974, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira na magistratura em 1976, na comarca de Ivolândia, sendo que no mesmo ano passou a atuar em Guapó. Em 1983, assumiu como juiz titular na comarca de Trindade.

No ano de 1987, atuou no Juizado da Infância e Juventude, no 1º Juizado Especial Cível e na Vara de Assistência Judiciária em Goiânia, enquanto em 2001 assumiu a diretoria do Foro da comarca da capital. Tornou-se desembargador em março de 2002. Em 2011, foi eleito para integrar o TRE-GO como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, assumindo a presidência em 2012 e em fevereiro de 2017 tornou-se Presidente do TJGO.

Natural de Piracanjuba, Ney Teles é magistrado há 39 anos e passou pelas comarcas de Caiapônia, Bom Jesus de Goiás e Jataí. Promovido para a capital em 1987, foi titular da Vara de Execuções Penais e da 1ª de Família, juiz-corregedor em três biênios, o último dos quais (1997/1998) como diretor do Foro de Goiânia. Pelo critério de merecimento, foi nomeado desembargador do TJGO e tomou posse em 27 de janeiro de 2001.

Ney Teles também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás no período de maio de 2010 a maio de 2011, servidor do Palácio nos governos de Leonino Caiado (1971-1975) e Irapuan Costa Junior (1975-1979) e Governador em exercício em Goiás em 2015. É membro da Academia Goiana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Academia Piracanjubense de Letras e Artes e Academia Belavistense de Letras.

Construção do novo fórum de Aparecida reforça parceria entre Prefeitura e TJ

Em dezembro de 2014, o então prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Ney Teles, assinaram a escritura do terreno onde será construído o prédio do terceiro Fórum de Aparecida, no Jardim Maria Inês, na região da Vila Brasília. O terreno do novo Fórum foi doado pela Prefeitura e nele será instalado um Juizado Especial e uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O prédio será construído em uma área de 5,5 mil m². A permuta e doação do terreno para construção do fórum estão asseguradas pela Lei Municipal Nº 3.212, de 28 de agosto de 2014.