Presidente Nacional dos Correios promete cooperação para projetos de Mobilidade Urbana de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre (Secom)

Aparecida de Goiânia, 07 de novembro de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, se encontrou na tarde desta sexta-feira (07) com o presidente nacional dos Correios, Wagner Pinheiro, para apresentar os projetos de Mobilidade Urbana que serão realizados na Vila Brasília e pedir cooperação a fim de acertar detalhes, como o prolongamento da Avenida Brasília. A via, que passará a ter duas pistas e fará a ligação entre as Avenidas Rio Verde e Tapajós, precisa avançar sobre parte do terreno do Centro de Distribuição Doméstica (CDD) localizado na Vila Brasília.

O encontro aconteceu no próprio CDD. Wagner Pinheiro afirmou estar à inteira disposição da prefeitura para tudo o que for necessário. “Poderemos fazer uma permuta desta área por um terreno de mesmo tamanho na região central de Aparecida. Seria bastante oportuna a possibilidade de uma sede própria, já que o prédio de nossa agência na região sempre esteve localizado em um terreno alugado” – conta Pinheiro.

Para resolver definitivamente a questão Maguito Vilela ofereceu aos Correios, como a parte que cabe à Prefeitura de Aparecida na permuta, um terreno de igual tamanho localizado na Avenida da Paz, em região central, bastante valorizada e próxima aos principais órgãos públicos do município. “Me parece fantástica a ideia de podermos construir esta sede própria da Agência Central na cidade em uma área perto do poder público” – completa o presidente dos Correios.

Maguito Vilela estava acompanhado dos secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Mário Vilela (Infraestrutura) e Afonso Boaventura (Planejamento), que responde pelos projetos no âmbito da prefeitura. Também estiveram presentes o diretor geral dos Correios de Goias, Sérgio Douglas Repolho Negri, o diretor adjunto, Valdeir Pimenta, e o gerente de Operações, Raimundo Vieira.

O BRT (Bus Rapid Transit), que ligará o centro de Goiânia ao Terminal Veiga Jardim através de um corredor de ônibus, e o Viaduto da Avenida São Paulo, que diminuirá o gargalo existente no trânsito entre as avenidas Rudá e Tapajós. “As grande cidades que não se planejaram no que diz respeito à mobilidade estão começando a colher prejuízos por conta de seus grandes gargalos. Estamos nos antevendo a estes problemas e logo a população contará com os benefícios deste planejamento” – conta Afonso Boaventura.

Corredor Exclusivo

O Corredor Goiás BRT Norte Sul será um corredor exclusivo de transporte coletivo, com tráfego dos ônibus no eixo central da via, semelhante ao Eixo Anhanguera, com o dobro da extensão, com o diferencial de permissão de ultrapassagem nas estações de embarque e desembarque.

O corredor terá, em sua primeira etapa, 21,7 km de extensão, ligando o Terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na Avenida Rio Verde, com a São João em Aparecida de Goiânia, ao Terminal de Integração Recanto do Bosque na Região Noroeste de Goiânia. A segunda etapa terá 5,1 km de extensão e ligará o Terminal Veiga Jardim ao Terminal Cruzeiro do Sul.

Para esta obra estão previstos R$ 279,5 milhões em investimentos, dos quais 140 milhões financiados pela CEF, R$ 70 milhões pela OGU e o restante como contrapartida do Município de Goiânia. Depois de pronto, 28 ônibus articulados e 65 ônibus Padron circularão pelo Corredor Goiás BRT Norte Sul.