Primavera em Aparecida inicia com exposição de orquídeas e rosas do deserto

Por Allan David

24 de setembro de 2021

Por Allan David

24 de setembro de 2021


Foto: Enio Medeiros

Cercado de protocolos de prevenção à Covid, evento segue até domingo (26), no Temae Beach, com mais de 10 mil orquídeas floridas

É com uma exposição de orquídeas que Aparecida dá as boas-vindas à primavera. A estação das flores, iniciada em 23 de setembro, chega também ao município inaugurando uma nova era, o tempo dos eventos controlados, cercados de protocolos de prevenção à Covid-19. São cuidados seguidos rigorosamente na 14ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto, que começou nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26), das 9h às 20h, no Temae Beach, localizado no setor Village Garavelo.

O evento reúne oito expositores de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Juntos, eles trouxeram para Aparecida mais de 10 mil orquídeas floridas, além de rosas do deserto, suculentas, substrato e outros produtos necessários ao cultivo de plantas. Há orquídeas com preços a partir de R$ 15.

A exposição é realizada pela Prefeitura de Aparecida, que espera de 12 mil a 15 mil pessoas nos três dias de evento. “O pessoal estava com saudade da exposição”, disse Maurílio dos Santos, o CowBoy, um dos organizadores da feira. Ele se entusiasmou com a adesão do público ao evento.

É obrigatório usar máscara para entrar na exposição. A professora aposentada Maria de Lourdes Carvalho saiu de Goiânia, onde mora, para conferir hoje a abertura da mostra. “Estou encantada! Tem cerca de três anos que iniciei o cultivo de orquídeas, e tenho aprendido muito”, revelou ela.

Um dos expositores, Roland Cooke trouxe seus exemplares de Guararema (SP). Ele comentou os efeitos que o cultivo das plantas tem na casa dos orquidófalos. “Orquídea é uma coisa que traz alegria e cor para dentro da casa. Elas são muito boas para isso.”

O estudante Abraão Felipe, que mora no setor Independência Mansões, em Aparecida, aproveitava a exposição hoje junto com familiares, de quem herdou a admiração pelas orquídeas. “Eu amo plantas, tanto orquídeas quanto suculentas. É como uma terapia para a gente”, explicou o visitante.

Dicas de especialista

Há 25 anos no cultivo de orquídeas, o expositor Henrique Conrado, de Senador Canedo, compartilhou dicas para dar vida longa às plantas. Segundo ele, é preciso dar alimentação (água) e condições ideais de iluminação, porque as orquídeas crescem fazendo fotossíntese.

“Precisa colocar adubo especial para orquídeas, de 15 em 15 dias. Molhe a planta sempre que ela estiver seca, mas nunca jogue água se ela estiver com substrato úmido”, ensinou o especialista. Ele finalizou lembrando que a maioria das orquídeas floresce sempre na mesma época do ano.

O Temae Beach, onde ocorre a exposição, fica situado na Rua Grenoble, em frente ao Anfiteatro Municipal, no Residencial Village Garavelo, Região Central de Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)