Primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Influenza e Sarampo tem início em Aparecida

Por Polliana Martins

4 de abril de 2022

Por Polliana Martins

4 de abril de 2022


Foto: Enio Medeiros

Nesta primeira etapa, até 2 de maio, em 37 postos por toda a cidade, a Secretaria de Saúde tem a meta de imunizar mais de 69 mil pessoas. Serão vacinados idosos acima de 60 anos contra a influenza e trabalhadores da saúde contra o sarampo e a influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) iniciou, nesta segunda-feira, 4 de abril, em 37 postos fixos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo de 2022. Nesta primeira etapa, realizada até 2 de maio, serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde. A mobilização também prevê a realização do Dia D da Campanha no próximo 30 de abril.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que, nesta primeira etapa da Campanha, que vai de 4 de abril a 2 de maio, serão imunizados os idosos acima de 60 anos contra a influenza. Já os profissionais da saúde serão vacinados contra a influenza e o sarampo. Ele salienta que “todas as pessoas que se vacinaram contra a influenza com doses da Campanha do ano passado, mesmo que tenha sido no final do ano ou em janeiro ou fevereiro deste ano, precisam retornar agora, quando chegar a sua vez, para receber essa dose de 2022 porque existem novas cepas. Estamos sob uma nova circulação viral, então é importante que as pessoas estejam protegidas com a vacina atualizada. ”

Vacine-se já

A coordenadora de Imunização Renata Cordeiro diz que nesta primeira etapa a meta é vacinar cerca de 69.500 dos grupos contemplados e adverte sobre a importância da imunização: “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a influenza se apresenta com casos leves, mas também pode agravar e causar mortes. A vacina que estamos aplicando é trivalente, confere proteção contra os vírus H1N1, H3N2, e também o vírus B, e é essencial que as pessoas venham o quanto antes, principalmente porque nesse período atual há muita circulação para as doenças respiratórias causadas por essas cepas. ”

O que levar na vacinação

Renata Cordeiro informa que “a vacina contra a influenza pode ser recebida com qualquer outra do calendário de rotina, não existe uma contraindicação”, e lembra que quem for se vacinar deve levar os documentos pessoais e o cartão de vacinação, e, no caso dos profissionais da saúde, estes devem comprovar sua atuação na área.

Aviso aos idosos

Ela então conclama: “Venham se vacinar, principalmente os idosos acima de 60 anos, para se protegerem contra a influenza. Acreditamos que a maioria já esteja protegida contra a covid, mas aqueles que não estiverem também podem vir se imunizar e até receber a sua dose de reforço, ressaltando que os idosos acima de 80 anos têm direito à 4ª dose contra o novo coronavírus”. Ela também explica que os trabalhadores da saúde a serem vacinados não são somente os profissionais, são contemplados também aqueles que trabalham nas unidades de saúde nos setores de segurança, limpeza e recepção, dentre outros.

Turma que não perde tempo

Neste primeiro dia da Campanha, na Central de Imunização, muitas pessoas já se protegeram contra a influenza e o sarampo. O aposentado Antônio Luiz, 74 anos, morador do Jardim Belo Horizonte, contou que se vacina todos os anos e sempre vai logo no início da campanha: “Faz muito tempo que não tenho gripe, por isso indico essa vacina pra todos. E prefiro vir logo no primeiro dia para ficar mais protegido”.

Já a técnica de enfermagem Jakelaine Santos Silva, 24 anos, servidora da Central de Imunização, foi vacinada no início do expediente e acentuou a sensação de segurança proporcionada pela vacina: “É muito bom saber que estou mantendo minha proteção contra a gripe e digo para quem está na hora de receber essa vacina para que venha logo. Aproveito também para fazer a minha parte avisando a todos que conheço e que fazem parte dos grupos contemplados para que não demorem a buscar a imunização. “

Outro que recomendou fortemente a vacinação foi o aposentado Jarival Olímpio de Ferreira, 70 anos, morador do Centro. Ele estava próximo à Central quando ficou sabendo, por conhecidos, sobre a Campanha. Sem perder tempo, foi receber a dose. “Vacino todo ano, religiosamente, sem falta, e acho muito bom. Nunca tive problemas com a vacina e nem lembro mais da última vez que uma gripe me atingiu”, afirmou ele.

Horários e locais

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem salas de vacinas, e também na Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) das 8h às 18h. Nos sábados, os serviços se concentram na Central de Imunização das 8h às 13h.

UBS’s participantes:

Andrade Reis;
Colina Azul;
Bairro Cardoso;
Delfiore;
Alto Paraíso;
Bandeirantes;
Bairro Ilda;
Independência;
Buriti Sereno;
Campos Elíseos;
Cândido de Queiroz;
Caraíbas;
Chácara São Pedro;
Cruzeiro do Sul;
Independência Mansões;
Jardim Bela Vista;
Jardim Boa Esperança;
Jardim dos Buritis;
Jardim dos Ipês;
Jardim Florença;
Jardim Olímpico;
Jardim Paraíso;
Jardim Tiradentes;
Madre Germana;
Nova Olinda;
Papillon Park;
Parque Trindade;
Pontal Sul II;
Residencial Anhambi;
Residencial Garavelo Park;
Retiro do Bosque;
Jardim Riviera;
Rosa dos Ventos;
Santa Luzia;
Santo André
e Veiga Jardim.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)