Primeira Semana do Lixo Zero de Aparecida segue até dia 30

Por Rafael Freitas

24 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o Coletivo Ideias Urbanas, iniciou neste sábado, 23, a 1ª Semana Lixo Zero na cidade. A ação segue até o dia 30 de outubro e tem como objetivo conscietizar a população aparecidense sobre práticas de sustentabilidade, com foco na destinação final e correta do lixo e separação de materiais recicláveis. A abertura da campanha foi realizada no estacionamento do Aparecida Shopping, no setor Serra Dourada. O local foi o primeiro ponto de coleta de material reciclável e aparelhos eletroeletrônicos.

Pesente na abertura da Semana, o prefeito de Aparecida destacou a importância da iniciativa que chama a atenção da população para a preservação do meio ambiente e limpeza das cidades. “Precisamos preservar o nosso meio ambiente e a coleta seletiva é parte desse trabalho de educação ambiental. Nossa população precisa ter consciência de sua responsabilidade e fazer a sua parte. Descartar o lixo de forma correta, contribuindo com a limpeza da cidade, e separar os materiais recicláveis que podem gerar emprego nas cooperativas e renda para os catadores”, ressaltou.

De acordo com os organizadores, diversos pontos de drive-thru serão montados na cidade durante esta semana (veja cronograma abaixo), para que a população descarte os materiais eletrônicos e também os resíduos sólidos descartáveis. Os materiais recebidos serão levados, posteriormente, às cooperativas de reciclagem de Aparecida.

O coordenador da Semana Lixo Zero, Filemon Tiago, ressaltou a importância da campanha para a população. “A gente espera arrecadar bastante material reciclável para que possamos, além destinar adequadamente as cooperativas de reciclagem, educar a população para a coleta seletiva. Precisamos trabalhar a educação ambiental com quem gera esse tipo de resíduo. Portanto, a educação ambiental é a chave para uma cidade Lixo Zero”, afirmou.

Segundo ele, o tema da semana é “Dignidade” pois visa conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos, a tratá-los com ‘dignidade’, fazendo a separação e limpeza adequada dos objetos. Os objetos coletados serão distribuídos entre as cooperativas de catadores de recicláveis de Aparecida.

A Semana Lixo Zero é um conjunto de ideias de pessoas da sociedade civil, governos, indústria, comércio e universidades que buscam soluções de um dos maiores problemas globais que é o lixo. A campanha é uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil, por meio do Coletivo Ideias Urbanas de Goiás, e contará com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Desenvolvimento Urbano (SDU).

Agenda: O coordenador da Semana Lixo Zero, Filemon Tiago, informou que uma das principais ações será realizada nesta terça-feira, 27 de outubro. Segundo ele, crianças que estão no regime presencial de aulas da Escola Municipal Telma Regina, participarão de um curso de compostagem onde aprenderão mais sobre reciclagem. “As crianças aprendem facilmente e poderão levar o ensinamento para suas casas e assim formamos uma cadeia se pequenos recicladores”, comentou Filemon.

Drive-thru: 27/10 Portal Sul Shopping no setor Garavelo B, das 17:00 às 21:00

Drive-thru: 28/10 Condomínio Cidades (Cidade Empresarial) das 14:00 às 18:00