Primeiro anúncio de Dilma atende revindicações de Aparecida

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 29 de janeiro de 2013 – Ainda cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) participou ontem da abertura oficial do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas e a presidenta Dilma Rousseff. Com o tema “Municípios fortes, Brasil sustentável”, o encontro se estenderá até amanhã, 30, e também está servindo como canal de divulgação dos principais projetos e políticas públicas do governo federal. Ainda serão apresentadas boas práticas de municípios e orientações técnicas sobre o sistema de convênios e repasses do Governo Federal.

O primeiro anúncio, feito pela presidenta Dilma, foi de aporte de R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas como: habitação, saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, saúde, esporte, cultura e educação. “São exatamente as áreas para as quais buscamos incessantemente recursos para Aparecida de Goiânia, em especial a pavimentação e obras de infraestrutura. Portanto, ficamos extremamente otimistas com esta informação”, revelou o prefeito Maguito Vilela.

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o momento é de consolidação das parcerias federativas e os municípios precisam se “apropriar do elenco de planos, ações e serviços que o Governo Federal disponibiliza para os municípios”, alertou. Daí a importância do congresso. Exatamente com este objetivo, o prefeito Maguito Vilela escalou uma equipe de auxiliares para acompanhar a programação do evento e extrair o máximo possível de informações. Os secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Ronnie Barbosa (Trabalho), Jório Rios (Regulação Urbana), Geoliano Lima (Administração), Euler de Morais (Governo) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) se revezam acompanhando as atividades de hoje e amanhã, 30.

A programação principal, voltada para os prefeitos, será em boa parte dedicada à temas da Saúde e Educação. O ministro Alexandre Padilha falará sobre os novos modelos de Unidade Básica de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); dos mutirões de cirurgias que serão implementados em todo o país; de programas de atendimento como o Olhar Brasil, Brasil Sorridente e Melhor em Casa; além de uma exposição das normativas do Programa Qualidade para a Atenção Básica: adesão ao PMAQ, Banda Larga e Prontuário Eletrônico para as UBSs.

G100 – Os prefeitos também esperam que as primeiras soluções para a contratação de mais médicos no SUS sejam informadas durante o evento. Na semana passada, representados por dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), os prefeitos entregaram ao ministro Alexandre Padilha um documento em que reivindicam a adoção imediata de medidas para a contratação de médicos formados em outros países, atendendo prioritariamente os municípios do g100. Os prefeitos também pediram o aumento do número de vagas nas residências médicas; a criação de mais vagas para os cursos de graduação em medicina; a instituição do serviço civil obrigatório para todas as profissões em saúde para os alunos egressos das universidades públicas, entre outras ações.

Ontem, em reunião do g100, os secretários de gestão do Ministério da Saúde Odorico Monteiro (Gestão Estratégica e Participativa) e Mozart Sales (Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), sinalizaram positivamente sobre os pedidos. “Ambos afirmaram que as ações solicitadas são viáveis e inclusive já adotadas em outros países. No Brasil, a contratação de médicos formados fora, no entanto, ainda depende de uma alteração na legislação. Mas o MS informou que está estudando todas as possibilidades”, revelou Maguito Vilela, que é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos das Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica (g100).

Mais programas

Maguito Vilela (PMDB) permanece em Brasília até amanhã. Até o final desta terça-feira, ainda devem ser anunciada a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os procedimentos para novas seleções do programa, além do detalhamento de programas urbanos para pavimentação, saneamento e do programa Minha Casa, Minha Vida.