Primeiro dia da Blitz da Vacinação contra a Influenza e o Sarampo em Aparecida atrai centenas de moradores

Por Camila Godoy

28 de abril de 2022

Por Camila Godoy

28 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Imunização está disponível no Aparecida e Buriti Shopping, nesta quinta, sexta e sábado, das 10 às 18h

Nesta quinta-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Aparecida iniciou a Blitz da Vacinação contra a Influenza e o Sarampo nos dois shoppings da cidade: Aparecida e Buriti. A ação leva o serviço de imunização para os centros de compras, gratuitamente, facilitando o acesso da população aos imunizantes. O horário de funcionamento da vacinação nos dois locais é das das 10 às 18h e o serviço segue até sábado, 30.

Idosos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades podem ser vacinadas contra a influenza durante a blitz.

O imunizante contra a gripe também está disponível para povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Já a vacinação contra o sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Esses dois grupos podem receber os dois imunizantes no mesmo dia, já que não há intervalo exigido entre a aplicação da vacina contra a influenza e o sarampo.

Facilidade que compensa

A moradora do Jardim Belo Horizonte, Dayene Rassi, mãe da Yasmin Rassi, de apenas 9 meses, aproveitou a ação no Aparecida Shopping para atualizar o cartão de vacinação da pequena com os dois imunizantes. “No grupo do condomínio onde moro fui informada sobre a Blitz da Vacinação. Foi eu ler e já me preparei para trazer a Yasmim. Os postos de saúde sempre são mais tumultuados e aqui foi super tranquilo. Eu adorei o atendimento”, elogiou.

A moradora do Setor Araguaia, Ana Maria do Nascimento, soube da ação pelas redes sociais da Prefeitura e também, rapidamente, aproveitou para ir se proteger: “A vacinação no shopping facilita muito. Você vem, vacina, lancha e dá uma voltinha. Aproveita e faz tudo junto. Aqui tá vazio e somos muito bem atendidos. Convido todos a virem. A gente tem que se prevenir, porque não adianta depois reclamar de uma coisa que está sendo oferecida de graça. Já tem uns dez anos que eu vacino contra a Influenza e nunca mais tive gripe”.

Proteção fundamental

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, lembra que a campanha de vacinação contra a gripe é anual e que mesmo aqueles que se vacinaram no final do último ano ou em janeiro e fevereiro de 2022 precisam procurar os postos novamente: “Não é necessário esperar completar 12 meses. A vacina contra a Influenza é atualizada anualmente contra novas cepas e a que estamos disponibilizando nesta campanha é diferente daquela que aplicamos até março de 2021”.

A gestora também reforça a importância da imunização contra o sarampo: “A cobertura vacinal em Aparecida contra essa doença está em 39% e o ideal é que esteja em 90%. Precisamos entender que a vacinação é uma estratégia coletiva e que se a maioria não se proteger, novos surtos de doenças ocorrerão. Inclusive, é o que tem acontecido com o sarampo. Por isso, estamos reforçando a importância da vacinação em crianças e profissionais da saúde, que são grupos mais expostos ao vírus”.

Dia D

Além da Blitz da Vacinação, no sábado, 30, a Prefeitura de Aparecida realizará o disponibilizará a vacinação contra a Influenza e o Sarampo em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), que funcionarão das 8 às 16h, bem como a Central de Imunização, que estará aberta das 8 às 18h.

Postos de Vacinação do Dia D

• Aparecida Shopping;