Primeiro dia de exposição de orquídeas em Aparecida registra público superior ao esperado

Por Thiago Oliveira

5 de agosto de 2022

Por Thiago Oliveira

5 de agosto de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Evento vai até domingo com venda de orquídeas, concurso e sorteio de plantas

A 1ª Exposição Nacional Metropolitana de Orquídeas, que acontece no espaço de festas da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, Aciag, começou hoje e já registra público superior ao esperado, segundo os organizadores. Durante esse final de semana os visitantes podem fazer a compra, participar de sorteios e competição das plantas.

Além de orquídeas, há também a comercialização de outras plantas como rosas do deserto, suculentas, cactos e produtos para auxiliar o cultivo das flores. A feira reúne floristas do Brasil inteiro e plantas cultivadas em outros biomas que chegam a cidade por meio da exposição.

Haroldo Correa, que é orquidário em Patos de Minas, em Minas Gerais, conta que é a primeira vez que vem a Aparecida e se surpreendeu com o interesse da população nas orquídeas. “Nós estamos tendo uma ótima recepção aqui pelos organizadores e pela população, com isso as vendas estão indo muito bem”, afirma o profissional.

Ele aproveita para dar dicas para os cultivadores de primeira viagem. Segundo Haroldo, o principal erro das pessoas ao cuidar de orquídeas é o excesso de água na planta, que fica acumulado nos pratos de suporte ao vaso. “Não pode por prato que junte água na raiz da orquídea. Ela gosta de água, mas que bata e escorra, não pode ficar empossada”, adverte o orquidário.

Simone Moraes, que mora na região, conta que está começando o cultivo de plantas e optou por uma de fácil cuidado. Ela cita a importância da feira para aproximar a população da natureza. “Eu acho que é muito bom porque aqui em Aparecida já tem muita gente que gosta e conhece o cultivo de plantas. Sempre que tiver a feira, estarei aqui”, conta.

Para a organizadora do evento Luciana Guimarães, Aparecida tem muito potencial para o cuidado de orquídeas e esse cuidado exerce um papel terapêutico para quem começa nesse ramo. “Há muitos relatos de pessoas que começam a cuidar das orquídeas e saram da insônia, da tristeza”, relata a organizadora.

No final de semana acontece também sorteios e concursos. Na noite de sábado tem o concurso para quem comprou uma orquídea e quer inscrever a planta no concurso que vai eleger a flor mais bonita. Já no domingo há o sorteio de flores a partir das 14h.

Doação de alimentos
Para além da comercialização, a exposição também atua na causa social. Quem vem à feira pode trocar 2kg de alimento por uma muda de orquídea. Esses alimentos serão doados para instituições de caridade de Aparecida. “Além da gente estar fazendo uma coisa que gosta, você está ajudando as pessoas”, afirma Luciana.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)