Procon Aparecida apreende brinquedos irregulares

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de outubro de 2013 – O Procon Municipal realiza até o próximo dia 18 a operação “Dia das Crianças”, que tem como objetivo alertar o consumidor para a preocupação não apenas com o preço do produto mas com a qualidade, segurança e procedência. “Queremos que os pais fiquem atentos com os brinquedos e demais produtos que adquirirem para seus filhos nesta época, pois muitas lojas revendem produtos sem o selo do Inmetro e isso pode ser prejudicial à saúde dos pequenos”, afirmou o presidente do Procon Municipal, Marinho Rezende.

A operação Dia das Crianças consiste em verificar se as lojas estão comercializando brinquedos em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Todos os brinquedos expostos para venda precisam conter o selo do Inmetro e o selo de classificação de faixa etária. Além disso, estão sendo fiscalizados os brinquedos artesanais vendidos de forma irregular, uma vez que não possuem o selo do Inmetro ou identificação de origem.

“Também queremos alertar o comerciante para que não adquiram mercadorias de procedência duvidosa, ou que não possuam as especificações do Inmetro. Se agir dentro das normas do código do consumidor, todos saem ganhando, principalmente as crianças, que terão um brinquedo de qualidade para se divertir”, explicou Marinho, dizendo, ainda, que as lojas onde foram apreendidos os produtos irregulares estão sendo notificadas e multadas, e os valores dependem da quantidade de mercadoria irregular apreendida.

A operação teve início no dia 30 de setembro e até o momento, foram fiscalizadas 63 lojas e 14 foram notificadas Este número representa mais de 20% das lojas já fiscalizadas que apresentaram algum tipo de irregularidade nos produtos comercializados. Já foram apreendidos mais de mil brinquedos irregulares. Estes brinquedos serão encaminhados para o aterro sanitário de Aparecida onde serão destruídos.