Procon apreende mais de mil produtos vencidos em motéis

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 25 de setembro de 2014 Cerca de mil produtos vencidos foram apreendidos pelo Procon de Aparecida em 26 motéis da cidade durante a “Operação Fiscalizadora”. Ao todo, 93 motéis foram visitados, a maioria localizada na BR-153 e GO-040. “Todos os produtos apreendidos serão encaminhados na próxima terça-feira (30) ao Aterro Sanitário”, informou o presidente interino do Procon, Luiz Carlos Barbosa Rego.

Entre os produtos apreendidos, várias bebidas alcóolicas, energéticos, refrigerantes, achocolatados, produtos eróticos, petiscos e chocolates, além de preservativos. Cerca de 20 quilos de carne encontrados em condições inadequadas de acondicionamento e aspecto suspeito também foram recolhidos. A carne já foi encaminhada ao aterro.

A operação foi realizada entre 26 de agosto e 18 de setembro. Os estabelecimentos foram notificados e autuados. De acordo com o coordenador de Fiscalização do Procon Aparecida, Thiago Messias, esta foi a segunda operação realizada pelo Procon neste tipo de estabelecimento este ano. A primeira ocorreu há cerca de cinco meses. “Quase 3 mil produtos foram apreendidos e os estabelecimentos receberam um prazo para se adequar. Mas o descaso com o consumidor continua”, avaliou Thiago Messias.

Segundo o presidente do órgão, as fiscalizações por segmentos são frequentes e continuarão sendo realizadas, mas a colaboração dos usuários é muito importante. “O consumidor também deve observar a validade dos produtos e as condições de funcionamento dos lugares que frequenta. Percebendo qualquer irregularidade, pode acionar o Procon pelos telefones 0800 642 1633 ou 3545-6502”, informou Luiz Rego.

DENÚNCIAS – Por esses canais de comunicação, o Procon tem recebido uma média de cinco denúncias por dia, a maioria sobre produtos vencidos em supermercados. Somente esta semana, foram feitas apreensões em três supermercados da cidade. As multas variam entre R$ 500,00 e R$ 7 milhões, de acordo com a legislação vigente. Tanto para os motéis quanto para os supermercados, o valor fixado depende do porte da infração.

“Não temos condições de fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais da cidade simultaneamente, então a participação da população é muito importante e também mostra que o consumidor está se conscientizando cada vez mais”, explicou o presidente do órgão, que atribui o comportamento da população às ações educativas e de divulgação do Procon Aparecida, que são frequentes desde a criação do órgão, em 2010.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)