Procon de Aparecida divulga pesquisa de materiais escolares

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 31 de janeiro de 2013 – O departamento de Cálculos e Pesquisas do Procon de Aparecida de Goiânia divulgou nesta quinta-feira, 31, pesquisa de preços de materiais escolares realizada em 10 papelarias e estabelecimentos comerciais similares do município. A pesquisa revelou que a lista dos principais itens pedidos pelas escolas pode ter uma variação de até R$ 24,53. “É um valor que aparentemente parece pouco, mas que faz diferença no bolso dos pais”, explicou o presidente do Procon de Aparecida, Marinho Resende.

A pesquisa constatou diferenças de até 50% em alguns produtos pesquisados, de um estabelecimento para outro. Os itens que mais sofreram variações de preços foram a borracha com 50%, lápis com 33.9%, cola branca 28.9%, caderno ata tipo liso 28.9% e caderno capa dura com 8.9%. “Nosso objetivo ao divulgar a pesquisa é auxiliar os pais na compra dos produtos da lista, obtendo o menor preço e consequentemente ajudando na economia familiar”, destacou o presidente.

Foram pesquisados 68 itens da lista convencional de materiais solicitados pelas escolas, que é repassada aos pais dos alunos que irão cursar o ensino fundamental I e II. A pesquisa foi feita em 10 estabelecimentos nas cinco regiões de Aparecida de Goiânia, abrangendo oito setores.

Para ajudar ainda mais, a dica do Procon na hora de comprar os materiais é pesquisar e comparar preços, ter cuidado com falsas promoções, reaproveitar materiais do ano letivo anterior (como tesoura, pastas, estojos, canetas, réguas etc), e exigir sempre nota fiscal para auxiliar na troca ou manutenção do produto, caso haja necessidade. “Além disso é importante observar os itens pedidos, as escolas só podem solicitar itens diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico do aluno”, acrescentou Marinho.

ESCOLAS MUNICIPAIS – A pesquisa realizada pelo Procon pode auxiliar principalmente pais de alunos da rede municipal de ensino, já que as matrículas na rede pública municipal de ensino foram reabertas, do 1° ao 5° ano, enquanto ainda houverem vagas. Muitos desses pais ainda não terminaram, ou nem iniciaram, a compra dos materiais escolares. As matrículas podem ser feitas pelo site e efetivadas nas unidades escolares.

Cesta básica na mira do Procon

Marinho Resende adiantou que neste mês de fevereiro o Procon Municipal realizará pesquisa sobre a variação de preços dos produtos da cesta básica aparecidense. “Faremos pelo menos duas pesquisas por mês. Essa é uma determinação do prefeito Maguito Vilela para despertar a população sobre o impacto disso no cotidiano das pessoas, já que é a primeira vez que isto está sendo feito em Aparecida”, enfatizou.