Professora lançará livro que conta história recente de Aparecida de Goiânia

Por Rackel Vieira

23 de outubro de 2017

Por Rackel Vieira

23 de outubro de 2017

Foto: Wigor Vieira

Professora lançará livro que conta história recente de Aprecida de Goiânia

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, em seu gabinete, a visita da escritora e professora Nilda Simone Oliveira de Siqueira que irá lançar a segunda edição do livro “Um Olhar sobre Aparecida – História e Cultura”. O livro será lançado no dia 11 de maio de 2018, dia do aniversário da cidade.

“Farei com que os livros sejam distribuídos em cada Escola Municipal. Apresentarei a proposta à Secretaria de Educação e Cultura para adotar como material de apoio paradidático aos alunos da rede municipal de ensino. A obra será importante porque irá estimular a sensação de pertencimento à cidade e a valorização da cultura local nos pequenos cidadãos-leitores”, destacou o prefeito.

A segunda edição é uma revisão da primeira com fatos contemporâneos, terá em média 300 páginas no total, sendo 100 páginas adicionais e nove capítulos sobre o surgimento e o desenvolvimento de Aparecida.  Entre os assuntos estão a religiosidade, turismo, galeria política e citações de famílias antigas com registros fotográficos de acordo com a cronologia da cidade, de 1922 até 2017. “A obra trata do desenvolvimento e crescimento recente da cidade: suas conquistas, seus desafios, e a forma como foi e vem sendo incentivada a reconstrução da autoestima de seus moradores”, explicou a autora.

Segundo a escritora, cerca de 140 pessoas entre moradores, políticos e historiadores colaboraram com informações para compôr a história. “Moro em Aparecida há mais de 40 anos, minha família é uma das primeiras a habitar na cidade. Fui motivada a escrever o livro pois não queria que a história se perdesse no tempo. Um dia todos nós iremos partir, mas os registros ficarão para as próximas gerações. Escrever sobre minha cidade me fez conhecê-la melhor, a experiência foi única”, disse Nilda Siqueira.

“Atualmente, além da primeira edição, existe apenas mais um livro que relata a história da cidade que é o ‘Aparecida de Goiânia do Zero ao Infinito’ do Freud de Melo, então, é importante que alguém dê continuidade a história da nossa cidade que está em constante transformação”, reiterou Nilda. A primeira edição do “Um Olhar sobre Aparecida – História e Cultura” foi lançada em 2014 e está à venda nas livrarias do centro de Aparecida. A segunda edição estará disponível a partir do dia 11 de maio de 2018, dia do lançamento.