Profissionais da Enfermagem são homenageados na Câmara de Aparecida

Por Camila Godoy

17 de maio de 2018

Foto: Wigor Vieira

Parlamentares reconheceram a importância da categoria para a saúde pública municipal

Enfermeiros e técnicos de enfermagem estão presentes em todas as unidades de saúde de Aparecida de Goiânia, onde prestam assistência e cuidados a milhares de pacientes, diariamente. Em referência ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do Técnico de Enfermagem, ambos comemorados em maio, a Câmara Municipal de Aparecida realizou na manhã desta quinta-feira, 17,  sessão solene dedicada à categoria. Foram homenageados 48 profissionais que atuam na cidade. Eles foram indicados pela gestão municipal e por vereadores. A ocasião contou com a presença do deputado federal, Daniel Vilela.

O parlamentar prestigiou os profissionais homenageados e destacou a importância do trabalho por eles realizado. “Me sinto privilegiado por estar aqui neste momento de reconhecimento de profissionais que estão na linha de frente da saúde e que estão conosco nas ocasiões que mais fragilizam o ser humano, desempenhando além de papéis técnicos e qualificados, os de ouvintes e orientadores. Precisamos dar mais condições de trabalho para que vocês possam desempenhar na plenitude toda a capacidade que têm para atender a população”, afirmou Daniel Vilela.

O presidente da Câmara e propositor da sessão solene, Vilmar Mariano, comemorou a ocasião: “Hoje é um dia de festa, em que homenageamos profissionais essenciais para a garantia da vida. São pessoas que se dedicam integralmente a cuidar do próximo”. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores para a realização do evento, do ex-secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes, do diretor de Gestão à Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gustavo Amoury, dos enfermeiro da SMS, Luciano de Moura e Leliana Fonseca, e de todas as autoridades presentes.

A diretora de Urgência, Emergência e Especialidades da SMS, Amanda Melo, agradeceu aos vereadores por promoverem a homenagem e destacou o diferencial dos profissionais que atuam na cidade: “Em Aparecida, os enfermeiros e técnicos de enfermagem são antes de tudo pessoas que estão sempre dispostas a servir ao próximo. Todos se desdobram para prestar assistência independente das condições”. Ela também anunciou que a sessão solene é o início das comemorações que se se estenderão até a próxima semana.

Reconhecimento

Homenageado do dia, o enfermeiro do Cais Nova Era, Webse da Mota, avaliou o momento como uma oportunidade de valorização da categoria. “A assistência à saúde é inviável sem os profissionais da Enfermagem. Contudo, ainda falta reconhecimento em todo o Brasil. Esta sessão solene enfatiza nossa importância”, avalia. Com pensamento semelhante, o técnico de enfermagem, Pedro Manoel Maykon, também do Cais Nova Era, considerou a homenagem como um grande passo para a categoria: “Me sinto extremamente reconhecido quando um paciente agradece pelo trabalho que desenvolvi. Porém, ver esse reconhecimento também na Câmara é gratificante”, afirmou.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Paula Vieira de Deus, se sentiu lisonjeada com a homenagem. “Nosso trabalho é muito minucioso. É um trabalho de formiguinha, que exige muito cuidado, humanidade e uma visão holística das situações. Uma profissão muito bonita e que precisa de valorização. É uma honra estar aqui”, comemorou.