Profissionais de Aparecida participam de livro sobre o enfrentamento à pandemia

Por Polliana Martins

26 de setembro de 2022

Por Polliana Martins

26 de setembro de 2022

Foto: Luciana Sotero

O artigo “Atendimento Psicológico a Trabalhadores de Saúde em Tempos de Pandemia da Covid-19: Relato de Experiência”, produzido por profissionais da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), está inserido no livro lançado nesta terça-feira, 20 de setembro, em Goiânia, pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP09). A publicação, intitulada “Contribuições da Psicologia para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19”, está disponível em formato eletrônico para download gratuito (clique aqui e acesse).

O artigo foi assinado pelo chefe de Atenção à População de Rua da coordenadoria de Saúde Mental da SMS, Mayk da Glória Machado, e pelas psicólogas Thayana Costa Xavier (CAPS AD Criarte Vida) e Gelcimary Menegatti da Silva (Núcleo de Cuidados em Saúde Mental de Aparecida), e também contou com a participação da coordenadora do CAPSi Infanto Juvenil Alegria, Eurides Santos, e do musicoterapeuta do CAPS Bem-Me-Quer, Marcos Vinicius Galvão.

Mayk da Glória relata que “no início da pandemia, em março de 2020, numa capacitação conjunta com profissionais da área em Goiânia, tivemos a ideia de oferecer atendimento psicológico para os profissionais da linha de frente do combate à covid-19. Então, sob a minha coordenação e com mais oito psicólogas, criamos o projeto Telepsi que funcionou de abril a dezembro de 2020 com atendimentos psicológicos por telefone para esses trabalhadores”.

“Com o passar do tempo e percebendo a magnitude da pandemia e a importância daquele momento histórico para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Mayk, “fizemos o artigo para mostrar o que fizemos no município e participamos da chamada pública do CRP09 para que profissionais apresentassem trabalhos em relação à atuação da psicologia no combate à pandemia da covid-19. Fomos selecionados, recebemos um capítulo do livro, e nele descrevemos nossos atendimentos para as equipes administrativas, de enfermagem, de medicina e outras. Também apresentamos alguns percentuais de sinais e sintomas que observamos. ”

O evento de lançamento do livro contou com a presença da conselheira presidente do CRP09, Christine Ramos Rocha, e do conselheiro presidente da comissão organizadora do livro, Wadson Arantes Gama, dentre outras autoras e autores de capítulos da publicação e profissionais do setor. Na ocasião, Wadson Arantes reforçou a importância do acontecimento: “Psicólogas e psicólogos se dispuseram a escrever sobre suas experiências em relação à Covid-19 e o resultado é este livro com mais de 500 páginas que mostra como a psicologia em Goiás vem fortalecendo esta visão da ciência para que a nossa profissão seja cada vez mais respeitada por toda a sociedade”.

O livro

Segundo o CRP09, exemplares da versão impressa do livro serão distribuídos entre as autoras e os autores, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselhos Regionais de Psicologia e instituições de ensino superior goianas, bem como para instituições públicas e privadas a critério da comissão organizadora.

Os artigos compilados no livro foram analisados e escolhidos por uma comissão científica formada por psicólogas e psicólogos de renome em suas áreas de atuação e com título de doutorado. Os trabalhos foram enviados após sorteio entre os integrantes da comissão sem a identificação das autorias para preservar a integridade do processo de seleção.