Profissionais de saúde ressocializam moradores em situação de rua com música e alegria

Por Frederico Noleto

17 de abril de 2019

Por Frederico Noleto

17 de abril de 2019

Foto: Frederico Noleto

O Consultório na Rua é um projeto da Prefeitura de Aparecida que leva atendimento multidisciplinar às pessoas em situação de rua do município. Praticamente todos os dias da semana uma equipe formada por musicoterapeutas, médicos, enfermeiros, assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam uma abordagem leve e divertida a mais de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade dos mais variados lugares da cidade. São homens e mulheres que fazem o Poder Público consiga chegar às pessoas que mais se precisam de forma lúdica e bem humorada.

Na manhã desta quarta-feira (17) a equipe passou por vários dos locais já mapeados como sendo local de concentração de pessoas em vulnerabilidade e terminou na Praça da Matriz para uma abordagem com as pessoas que por ali se encontravam no momento. “Tem muita gente que não nos respeita. Eles são diferentes, fazem o bem pelo próximo. Aqui todo mundo trabalha. Eu vigio e lavo. Não to na rua porque quero. Mas graças a Deus esse pessoal que vem aqui conversar com a gente e nos oferecer ajuda aparece de vez em quando. A gente se sente abraçado” – conta o senhor de apelido Macarrão, que costuma trabalhar no local.

“Nosso grande desafio é oferecer cuidado a essa população que vive a margem da sociedade. O nosso grande gargalo do serviço de saúde é conseguir acessar essas pessoas e levar até elas atendimento para que consigam resgatar sua dignidade, as suas condições de cidadãos, os seus direitos e, desta forma se reerguerem. E este tipo de trabalho só é possível se estiver articulado com uma rede intersetorial como essa” – lembra o musicoterapeuta José Gomes, que atua em uma das duas equipes multidisciplinares.

Ele explica que no próximo dia 25 o projeto completa oito anos de existência e prepara uma festa acolhedora para essas pessoas em situação de vulnerabilidade. “Teremos um evento no próximo dia 25 na Praça Matriz. Como nem todos os moradores conseguem comparecer estamos realizando esta espécie de Aniversário Itinerante. Vamos até eles e levamos kits de alimentação e música. Realizamos o cuidado e a orientação que já realizamos no dia-a-dia, mas aproveitamos para fazer o convite para essa festa”.

A Coordenadoria de Saúde Mental da SMS montará uma Tenda de Cuidados com práticas interativas de saúde, oferecendo uma série de cuidados, com a participação dos diferentes instituições que atuam em conjunto no projeto, como representantes do Ministério Público e da própria prefeitura. Um evento pra mostrarmos para a sociedade o município tem feito e quais são os cuidados que temos prestado a essa população especifica.

O projeto

O Consultório na Rua é realizado por uma equipe multiprofissional que oferece serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem na rua. Cerca de 500 atendimentos mensais são realizados de segunda a sexta, em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos incluem testes rápidos para detectar doenças, vacinação, atendimentos médico, psicológico e de pré-natal, aferição de pressão e glicemia, realização de curativos, orientações e encaminhamento para outros dispositivos de saúde.