Profissionais participam de semana de atividades sobre Saúde Bucal

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

População aderiu às atividades e participaram das dinâmicas como apresentação teatral

Aparecida de 24 de outubro de 2014 – Os profissionais da Coordenação de Saúde Bucal de Aparecida de Goiânia participaram durante toda esta semana, da Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal. A ação foi realizada em todas as unidades que possuem tratatamento odontológico e também em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil e Centros de Idosos. O objetivo foi o de sensibilizar a população aparecidense para que visitem o dentista periódicamente e assim possa se prevenir as diversas doenças bucais.

Durante toda a semana foram realizados teatros, palestras, apresentação de vídeos educativos e dinâmicas para a população, estudantes e idosos. Os temas dessas atividades foram relacionado com a importância da saúde bucal, tais como: técnica de escovação; alimentação saudável; mau hálito; alterações bucais na gestação; higienização oral do bebê; higienização de próteses dentárias; importância da boa mastigação; câncer bucal e tabagismo e sua relação com a saúde bucal.

Todos os 89 profissionais de saúde bucal trabalharam para levar as informações aos pacientes. “Buscamos dentro dos trabalhos e dinâmicas apresentadas colaborar com a melhora da saúde bucal dos aparecidenses, principalmente as crianças que estão no início do processo de formação dos dentes. Abordando ainda a melhora na auto estima e bem estar das pessoas ao ter um sorriso harmônico”, destacou a supervisora da Saúde Bucal do Programa Estratégia Saúde da Família, Vanessa Belém.

“Eu aprendi a escovar meus dentes direitinho”, contou João Pedro, que participou da dinâmica de escovação em uma das escolas municipais. “É muito interssante ver a forma como eles apresentaram os problemas bucais e a importância de se consultar com dentista regularmente”, disse Maria Aparecida, uma paciente que assistiu uma das apresentações de teatro realizadas pelos profissionais da coordenação de saúde bucal de Aparecida de Goiânia.

Saúde Bucal – Implantado em 2009 o programa Saúde Bucal de Aparecida teve como objetivo melhorar a prestação do serviço odontológico no município e com isso, além de atender dentro das unidades de saúde, levar o benefício para todos. “Para isso implantamos o consultório móvel, que atende as crianças nas escolas e também trabalha em unidades de ressocialização de pacientes de saúde mental e drogatição”, explicou o coordenador de Saúde Bucal de Aparecida, Gustavo Mandrá.

Atualmente o programa de saúde bucal atende em todas as unidades de saúde de Aparecida como Cais, UBS´s, UPA e nos 4 trailers de consultório de rua. “Neste ano já foram atendidas mais de 40 mil pessoas nos consultórios odontológicos espalhados pela cidade, principalmente crianças”, destacou o coordenador.