Programa Agrinho: prefeito Maguito Vilela prestigia vencedores

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 14 de  dezembro de 2016 – O prefeito Maguito Vilela participou  na manhã da última quarta-feira (14), no Oliveira’s Place, em Goiânia, ao lado do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, do evento que premiou os 312  finalistas que se inscreveram no Programa Agrinho. Em 2016, o tema foi “Água: preservação e uso no campo e na cidade”.

A solenidade contou com a presença  do secretário de Estado de Meio Ambiente, Vilmar Rocha, também representante do governador Marconi Perilo, além de outras autoridades. O evento teve  a  apresentação musical  da cantora mirim que participou  do The Voice Kids, Bia Torres. “Projetos que promovem a conscientização de crianças e jovens sobre a importância do  meio ambiente são relevantes para o país e mundo. Todos os participantes são vitoriosos e  estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela.

O Programa Agrinho é um projeto de responsabilidade social do Senar Goiás e tem por objetivo promover educação, cidadania e consciência ambiental entre crianças da rede pública e conveniada de ensino. Há nove anos, o Agrinho estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos desenvolvidos em todo o Estado.

Mais  de  oito mil  alunos se inscreveram no projeto em todo  estado. “O grande diferencial do Agrinho, em Goiás, é a confiança e o respeito que o programa consegue despertar naquelas pessoas que passam a conhecê-lo. E a cada ano o Agrinho recebe mais participações e passa a ser ainda mais conhecido no território goiano, beneficiando as comunidades onde está inserido. E já vou  anunciar o tema para 2017: Fontes de Energias Renováveis,” antecipou o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

Além das regionais, o concurso do Agrinho foi dividido em quatro categorias – Desenho, Redação, Escola Agrinho e Agrinho Jovem. Segundo a coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo, a novidade para este ano foi a categoria Agrinho Jovem, criada para envolver os mais jovens com o empreendedorismo sustentável. “O termo fala daquele tipo de empreendedorismo que passa de geração para geração. É montar um negócio hoje, preservando tanto a cultura local quanto o mercado regional e sua matéria-prima”, diz.

Outra mudança do programa foi a aglutinação de duas categorias existentes: Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. A junção foi feita para que a comunidade escolar como um todo possa participar, incluindo professores, diretores e coordenadores, que enviarão um único trabalho para o concurso.