Programa capacita e promove a criatividade de futuros empreendedores de Aparecida

Por Rackel Vieira

27 de agosto de 2018

Por Rackel Vieira

27 de agosto de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Para difundir a cultura empreendedora, promover a inovação e desenvolver cidadãos empreendedores, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, lançou na manhã desta segunda-feira, 27, o Programa Empreenda. Durante todo o segundo semestre deste ano serão realizados cursos e palestras com temas voltados para o empreendedorismo. O programa é aberto ao público e será realizado em três endereços diferentes da cidade até dezembro. O primeiro dia de evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial do município (ACIAG) com o tema Criatividade e Inovação ministrado pela palestrante Luciana Padovez.

A realização é das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Programa de Incubação de Empresas do Município (Incubadora 3D), e também Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae e a Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Aparecida. “Para mudar o mundo ou pelo menos melhorá-lo, precisamos nos mover. E a gente começa justamente fomentando novas ideias, novas perspectivas, e principalmente no processo criativo de reinventar o mundo melhor”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas, o programa tem extrema importância para o fortalecimento da economia da cidade. “Aparecida de Goiânia tem passado por um processo de transformação. Há dez anos a cidade tinha apenas 10 mil CNPJs ativos e atualmente possui 48 mil CNPJs, ou seja, é uma cidade que esta andando na contra mão do país. Prova disso é esse programa que veio para estimular novos empreendedores, formá-los a serem grandes na cidade. É uma ótima oportunidade da população adquirir novos conhecimentos, de se tornarem donas da própria ideia e do próprio negócio”, salientou.

Segundo a coordenadora do Programa, e também coordenadora da Incubadora 3D, Daniele Marcasso Pedrino, além de preparar os participantes para a criação de novos negócios, o Programa Empreenda visa desenvolver uma formação empreendedora, através de conhecimento, habilidades e atitudes empreendedoras. “Empreendedorismo não é só criar uma empresa, é também possível que uma pessoa empreenda na empresa onde trabalha, no local onde estuda, em projetos sociais e em diversas áreas do conhecimento”, explicou.

Dentro da programação haverá ainda a ministração de palestras com os temas “Transforme Sua Ideia em Modelo de Negócio”, nos dias 25 a 27 de setembro; “Como Validar Seu Modelo de Negócio”, nos dias 15 a 18 de outubro, ambos serão realizados no auditório da UFG Campus Aparecida. No dia 7 de novembro os participantes contarão com a palestra sobre “Propriedade Intelectual” na ACIAG. E para o encerramento o tema abordado será a “Análise de Mercado Para Começar Bem” nos dias 11 a 12 de dezembro na UFG novamente. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3545-9995 ou e-mail incubadora3d@gmail.com.