Programa Centelha prorroga inscrições de novos modelos de negócio

Por Allan David

8 de outubro de 2019

Por Allan David

8 de outubro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Com apoio da Prefeitura de Aparecida, iniciativa selecionará 28 projetos, que receberão R$ 60 mil em recursos financeiros para colocar o empreendimento em prática

Moradores de Aparecida que têm ideias originais de novos modelos de negócio podem ganhar R$ 60 mil em recursos financeiros para colocar o empreendimento em prática. É um incentivo oferecido pelo Programa Centelha, que teve as inscrições de projetos de empreendedores prorrogadas até o dia 21 de outubro. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site http://programacentelha.com.br/go/.

Podem participar da seleção tanto pessoas físicas quanto microempresas e empresas de pequeno porte constituídas até 12 meses anteriores à data de lançamento do edital, realizado em 4 de setembro de 2019.

Leia a íntegra do edital.

Com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o Centelha tem como principal objetivo estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora. Além de recurso financeiro, o programa irá oferecer capacitações e suporte para transformar as ideias em negócios de sucesso.

A inscrição no Centelha é aberta a todo o estado de Goiás. Ao total, serão selecionados 28 projetos, entre os quais o programa distribuirá R$ 1,680 milhão, sendo até R$ 60 mil para cada um deles.

O fomento será concedido na modalidade de subvenção econômica, o que significa que não precisará ser pago ou reembolsado. A verba poderá ser investida no custeio de despesas do negócio, como hospedagem, alimentação, passagens aéreas ou terrestres, materiais de consumo e serviços terceirizados.

A seleção das propostas de negócio ocorrerá em três etapas: inscrição de ideias, elaboração de projeto do empreendimento e elaboração do projeto de fomento. Após a seleção, o programa oferecerá ainda orientação e capacitação para abertura das empresas e pré-incubação durante seis meses.

Ideia inovadora

Na fase de inscrição, os candidatos deverão evidenciar especialmente o problema que sua ideia inovadora soluciona e suas oportunidades. Será preciso também descrever as características básicas da solução e diferenciar seu valor inovador diante do que já existe no mercado.

O perfil da equipe e sua capacidade de execução da proposta também serão avaliados no momento de inscrição da ideia. As equipes poderão ser compostas por até cinco membros, sendo um deles o coordenador do projeto.

De iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Programa Centelha é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação CERTI.

Em Goiás, o Programa Centelha é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que tem apoio da Prefeitura de Aparecida nesta iniciativa.

Incubadora 3D

O cidadão aparecidense que tem uma ideia e quer transformá-la em negócio pode procurar a Incubadora 3D, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Aparecida, e receber apoio e orientação para o desenvolvimento da sua proposta. A pessoa receberá todo o suporte necessário como estrutura física (coworking), auxílio na elaboração do plano de negócios, orientação para captação de recursos, interação com Instituições de Ensino Superior (IES), orientação sobre propriedade intelectual, consultorias, cursos de capacitação, além de outros serviços.

O atendimento da Incubadora 3D ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), localizado na Avenida Gervásio Pinheiro, quadra Gleba, lote A2, no setor Residencial Solar Central Park. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3545-9995.