Programa de Controle do Tabagismo funciona em 10 unidades de saúde de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 18 de abril de 2016 – Para quem pretende parar de fumar e ter um estilo de vida mais saudável, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo pode ser uma oportunidade. Muitos aparecidenses ainda não sabem, mas o programa já atende mais de 200 pessoas em 10 unidades de saúde do município. A informação é da coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Aparecida, Paula dos Santos Pereira, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda, feira (18).

O programa foi instituído na cidade em 2011, ou seja, na gestão do prefeito Maguito Vilela, e atualmente funciona no Centro Clínico, no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (Amag), Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) AD Criarte Vida e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Retiro do Bosque, Bandeirantes, Caraíbas, Independência Mansões, Jardim Paraíso, Alto Paraíso e Papillon Park.

Em cada uma das 10 unidades funciona um grupo de controle do tabagismo. Cada grupo possui cerca de 20 a 30 pessoas. Os pacientes são acompanhados juntos durante seis meses por profissionais de saúde da unidade onde realizam o tratamento, que pode ser médico, enfermeiro ou psicólogo. Porém, todos passam por uma avaliação médica individual.

O tratamento segue a metodologia do Programa de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, com orientações técnicas de como parar de fumar, palestras sobre malefícios do cigarro, avaliação com nutricionista, dentista e medicação preconizada pelo Manual do Tabagismo.

A partir de maio de 2016, o programa se estenderá para mais três unidades: CAPS Bem me Quer e Unidades Básicas de Saúde do Nova Olinda e Candido de Queiroz. “Iniciamos o grupo com um total de 20 a 30 pessoas, mas no decorrer alguns abandonam e uma média de 10 a 15 pessoas chegam até o fim do tratamento. Entretanto, cerca de 80% das pessoas que começam e terminam corretamente o tratamento conseguem parar de fumar. Por isso a atuação e a divulgação do programa são muito importantes, visto que o cigarro é desencadeador de várias doenças”, explicou Paula dos Santos Pereira.

Interessados em participar de algum grupo é só entrar em contato com a coordenação do programa e realizar o cadastro pelo telefone 3545-6706. À medida que a coordenação vai abrindo e iniciando os grupos, os cadastrados vão sendo alocados. No caso das Unidades Básicas de Saúde onde funciona o programa, o paciente pode se cadastrar na própria unidade, caso seja morador da região de cobertura da UBS.

O programa

O controle do tabagismo no Brasil é articulado pelo Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

O modelo é baseado em ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.