Programa de Vigilância Genômica de Aparecida já realizou mais de 2 mil sequenciamentos

Por Camila Godoy

28 de outubro de 2021

Por Camila Godoy

28 de outubro de 2021

Foto: Caudivino Antunes

Monitoramento realizado pela Prefeitura é o maior do Brasil, segundo a plataforma internacional Gisaid

Nos últimos dias, o Programa de Vigilância Genômica do Sars-CoV-2 em Aparecida de Goiânia ultrapassou a marca dos dois mil sequenciamentos já realizados. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para verificar a circulação das mutações do novo coronavírus no município. Com 2.004 análises realizadas, Aparecida se mantém como a cidade brasileira que tem o maior programa desse tipo no Brasil.

De acordo com a plataforma internacional Gisaid, entidade com banco de dados sobre genomas de vírus, até o último dia 21 de outubro, foram realizados, no mundo todo, 4.510.897 sequenciamentos genômicos do novo coronavírus. Destes, 93.948 na América do Sul, 49.514 no Brasil, 2.930 em Goiás e 2.058 em Aparecida, considerando tanto os do Programa quanto os realizados anteriormente.

“Os números demonstram que já realizamos 70% dos sequenciamentos no Estado. Essa é uma prioridade do nosso município. Aqui defendemos e investimos na ciência. Foi a partir desse posicionamento que Aparecida conseguiu bons resultados no enfrentamento à pandemia. A ciência é o nosso norte. Neste caso em específico, o Programa ajuda a Prefeitura a acompanhar a evolução do vírus e assim estar mais preparada para combatê-lo”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Cenário atual

Até a última quinta-feira, 21, o Programa de Vigilância Genômica de Aparecida identificou 24 variantes do Sars-CoV-2 em circulação no município. Das amostras analisadas na semana epidemiológica nº 40, 92,3% são variantes Delta e 7,4% Gamma.

“Nós já havíamos observado o crescimento da linhagem Delta nos dois últimos meses e há algumas semanas ela se estabeleceu como predominante. Até o momento, ao que tudo indica, sua prevalência não impactou o número de internações. Mas, nós sabemos que muito disso se deve à vacinação e seguimos monitorando cuidadosamente a situação, sempre atentos a quaisquer alterações no cenário da pandemia”, avalia a diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS, Érika Lopes, que coordena o Programa.

Vigilância Genômica

Em Aparecida, o Programa de Sequenciamento analisa amostras colhidas durante a realização do RT-PCR que tenham uma carga viral mínima e com os seguintes critérios: pacientes com suspeita de reinfecção, pacientes de baixo risco que precisaram de internação e pacientes aleatórios agrupados por semana epidemiológica.

Como Aparecida é uma das cidades brasileiras que mais realiza RT-PCR, somando mais de 393 mil exames já feitos, o município conta com um farto banco de dados a ser estudado.